O Uruguai apresentou na VII Reunião do Comitê Executivo da Iniciativa de Transportes do Hemisfério Ocidental (ITHO) a minuta de acordo para a criação do Fundo para a Infra-Estrutura da América do Sul (FISA) e pediu apoio dos países americanos para implementar a proposta.
O Fisa será formado com recursos dos países sul-americanos, sendo administrado por um organismo denominado Agência Sul-americana de Infra-estrutura, integrada por países membros e organismos multilaterais de crédito.
O Uruguai e o Peru estão à frente da costura diplomática do acordo, que busca viabilizar a ampliação e o fortalecimento da infra-estrutura regional, considerada essencial para a integração e desenvolvimento da América do Sul. O Fundo financiará os projetos da Iniciativa para a Integração Regional da América do Sul (IIRSA).
A reunião da ITHO terminou hoje (13/02) em São Paulo. O próximo evento está marcado para o segundo semestre na Costa Rica, onde haverá eleição para a presidência da entidade internacional. |