Enviar notícia  Imprimir    
 
9/2/2004 18:06:00 | Arquivo | Transportes | Eventos

Integração pode trazer redução de custos


A integração do transporte de cargas nas Américas é fundamental para a redução de custos operacionais e conseqüente maior competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo. Ligações entre o Brasil e demais países da América Latina, principalmente as que venham a proporcionar a saída de produtos brasileiros da região Centro-Oeste via portos do Pacífico, podem proporcionar economia tanto no transporte quanto na operação logística.

Para o presidente Geraldo Vianna, presidente da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística), entidade que, no Brasil, representa os transportadores rodoviários de cargas e os operadores logísticos, a economia vem por conta da redução da distância percorrida pelos produtos e da melhor qualidade da infra-estrutura. Para chegar até os portos como o de Paranaguá ou mesmo Santos, produtos da Região Centro-Oeste percorrem até mil quilômetros a mais em comparação com o deslocamento que fariam caso houvesse uma ligação com o Pacífico e eles pudessem ser exportados a partir de portos do Chile ou do Peru.

A integração, no entanto, não deve ser vista apenas como abertura de rodovias ou estradas de ferro. É preciso que, além da implantação de meios para o escoamento da produção, a malha esteja realmente em condições adequadas de uso em cada país. No Brasil, a malha rodoviária, por exemplo, normalmente encontra-se em estado inadequado para o tráfego, como tem comprovado pesquisas realizadas anualmente pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). A ferroviária, apesar da privatização, ainda apresenta deficiências que comprometem a sua competitividade em relação ao modal rodoviário.

Juntamente com as condições de tráfego, outro item importante para o transporte na região encontra-se na segurança das operações. De duas décadas para cá, os transportadores têm sido continuamente afetados pelo crescimento do crime organizado. Assaltos a caminhões e assassinatos a seus motoristas tornaram-se rotina no Brasil e em vários países do Continente. Em algumas regiões da Argentina, este tipo de crime cresceu mais de 80% no último ano. No Brasil, o número de ocorrências anuais aproxima-se das 10 mil, com prejuízos superiores a R$ 600 milhões. Ações conjuntas dos países da região no combate a este tipo de crime são algumas das reivindicações de transportadores internacionais associados à NTC & Logística e à ABTI (Associação Brasileira de Transportadores Internacionais).

Sugestão p/entrevistas: Geraldo Vianna, presidente da NTC & Logística

Mais informações: Bernardo Machado – MT 13699

Tel. (11) 6632-1533/ 9628-4663

NTC & Logística - Contato com a imprensa:

imprensa@ntc.org.br


Mais informações para a imprensa:
Guta Campos
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9919-7248
E-mail: gutacampos@uol.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br


Leia mais sobre a Fonte: VII REUNIÃO DO COMITÊ EXECUTIVO ITHO

 

Decisões unânimes
Arquivo
Transportes

........................................
Comissão Interamericana de Portos (CIP) passa a integrar a ITHO
Arquivo
Transportes

........................................
ITHO pode apoiar fundo para infra-estrutura da América do Sul
Arquivo
Transportes

........................................
Nova presidência do Comitê Executivo da ITHO
Arquivo
Política

........................................
Brasil quer certificar principais portos até julho
Arquivo
Transportes

........................................
Principais conclusões
Arquivo
Geral

........................................
Petrobras apresenta Programas na Reunião ITHO
Arquivo
Transportes

........................................
ITHO discutiu aviação nas Américas
Arquivo
Transportes

........................................
Ministério dos Transportes procura produtores para definir prioridades na infra-estrutura
Arquivo
Transportes

........................................
Investimento em infra-estrutura 10 vezes menor
Arquivo
Transportes

........................................