A segurança dos transportes e a identificação das cargas nas Américas serão o foco de discussões do fórum internacional de transportes, que acontece em São Paulo nos dias 11 a 13 de fevereiro. A reunião do Comitê Executivo da Iniciativa de Transportes do Hemisfério Ocidental (ITHO), que congrega os 34 países da Cúpula das Américas, debaterá a adequação dos países às exigências internacionais de segurança em portos, a segurança aeroviária e marítima, a prevenção a desastres naturais e as questões ambientais que envolvem o setor de transportes.
O Ministério dos Transportes do Brasil apresentará seu modelo de matriz de transportes - cuja tecnologia foi desenvolvida em conjunto com o Canadá -, que poderá subsidiar a criação de uma matriz de origem e destino das cargas no continente. A idéia é mapear no âmbito das Américas a movimentação das mercadorias e as rotas de transporte, de forma a orientar investimentos conjuntos em infra-estrutura, reduzindo os custos do frete.
O Brasil exerce desde outubro de 2002 a presidência do Comitê Executivo da ITHO, tendo como vice-presidentes a Costa Rica e os Estados Unidos. O evento contará com a presença de técnicos dos países e tem a confirmação das participações do Ministro de Obras Públicas do Equador, do Ministro de Obras Públicas, Transporte e Habitação de Honduras e da Vice-Ministra de Transportes da Costa Rica.
A ITHO, criada em 1996, é um fórum técnico e de cooperação que congrega ministros e autoridades responsáveis pelos transportes dos países que fazem parte do processo da Cúpula das Américas. O objetivo principal da entidade é explorar soluções conjuntas para o desenvolvimento dos transportes no continente, garantindo condições para o crescimento socioeconômico e do turismo da região. Além dos países americanos (com exceção de Cuba) integram a ITHO organismos internacionais como a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).
A última reunião ministerial aconteceu no México em maio do ano passado, já sob a presidência do Brasil, e incluiu na pauta de discussões da ITHO a necessidade de negociar com o FMI a exclusão dos investimentos de infra-estrutura do Governo Federal no cálculo do superávit primário.
VII REUNIÃO DO COMITÊ EXECUTIVO DA ITHO, de 11 a 13 de fevereiro de 2004. Crowne Plaza Hotel - São Paulo, SP.
Assessoria de Comunicação Secretaria-Executiva do Ministério dos Transportes
Nilza Arakaki
nilza.arakaki@transportes.gov.br
(61) 311-7520/7090
www.transportes.gov.br
Importante: Textos complementares já estão disponíveis no Banco de Notícias PressClub. |