Conclusões
Nós, os Ministros e autoridades responsáveis pelos transportes dos países membros da Cúpula das Américas, temos a satisfação de reafirmar nosso firme propósito de concretizar as melhorias nas áreas prioritárias supracitadas.
Os Adendos aqui anexados descrevem, detalhadamente, as ações prioritárias a serem empreendidas nas áreas de segurança e novos mecanismos de financiamento.
Confiantes de que, sob a égide da ITHO, poderemos imprimir maior celeridade aos projetos de interesse comum, que venham a contribuir para o bem-estar dos nossos povos e o engrandecimento das nossas nações, determinamos ao Comitê Executivo da ITHO que tome providências para efetivá-los, envolvendo o setor privado, e atenda às nossas diretrizes para a próxima reunião. Assim, ressaltamos que o Comitê Executivo tenha como principais enfoques a segurança e a proteção.
Instruímos também o Comitê Executivo a prestar atenção especial aos assuntos relacionados com o desenvolvimento da infra-estrutura, tais como meios de financiamento e proteção da infra-estrutura de transportes, a fim de fortalecer o crescimento econômico, a harmonia social e a estabilidade política dos nossos cidadãos e nações.
Expressamos nossos sinceros agradecimentos ao Governo dos Estados Unidos Mexicanos por sediar este importante evento hemisférico e acolhemos com satisfação o oferecimento do Brasil para sediar a próxima Reunião dos Ministros de Transportes do Hemisfério Ocidental, na primavera de 2005.
22 de outubro de 2003.
Maria Lúcia Barillo Ribeiro |