Transporte e Meio Ambiente
Reconhecendo que os impactos ambientais dos transportes podem ter sérias implicações na saúde pública e na nossa qualidade de vida, bem como nas oportunidades comerciais, afirmamos nosso compromisso em envidar esforços para trabalharmos com nossos parceiros hemisféricos ou outros parceiros internacionais, abordando aspectos ambientais relativos aos transportes.
Reconhecemos também o importante trabalho em andamento pela OEA no sentido de reduzir a vulnerabilidade da infra-estrutura de transportes aos desastres naturais.
Reconhecendo que as emissões de veículos automotores são uma das principais fontes de poluição do ar, encorajamos o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias ambientais no transporte rodoviário e expressamos nosso compromisso de adotar e aderir aos mais elevados padrões praticáveis de emissões veiculares.
Reconhecendo a importância de um sistema de transporte marítimo seguro, protegido e sólido do ponto de vista ambiental para a promoção do comércio dentro do Hemisfério, rogamos aos Estados Membros que priorizem o máximo possível a efetivação da legislação marítima, incorporando os padrões da OMI. Igualmente, determinamos ao Comitê Executivo que acompanhe os resultados da primeira reunião do Grupo Técnico de Trabalho sobre Segurança Marítima e Meio Ambiente, com vistas a promover uma parceria mais estreita entre os Estados Membros da ITHO e a OMI, de modo a fortalecer a capacidade de implementação dos padrões marítimos globais em todo o Hemisfério. |