Enviar notícia  Imprimir    
 
23/1/2004 01:52:00 | Arquivo | Política | Economia

Declaração Ministerial Conjunta: ITHO (Parte I)


Preâmbulo

Nós, os Ministros e autoridades responsáveis pelos transportes dos Países da Cúpula das Américas, reafirmamos nosso compromisso com a cooperação regional por meio do trabalho da Iniciativa de Transportes do Hemisfério Ocidental (ITHO), a fim de promover a integração, o desenvolvimento econômico e os padrões mais elevados possíveis de segurança, proteção e de meio ambiente para os nossos sistemas de transportes. Ao assim procedermos, continuaremos a dispensar particular atenção às necessidades dos Estados pequenos, insulares e em desenvolvimento.

Uma rede de transportes eficiente e integrada, livre de riscos de segurança evitáveis e sensível ao meio ambiente é essencial para a facilitação do comércio, da provisão dos serviços básicos e, portanto, voltada para a prosperidade e o desenvolvimento econômico. As metas comerciais e sociais da Cúpula das Américas não podem ser alcançadas sem que se dê a devida consideração aos serviços e à infra-estrutura de transportes da Região.

Endossamos o relatório do Comitê Executivo e observamos, com satisfação, as realizações da ITHO desde a nossa reunião realizada em Punta del Este, Uruguai, em março de 2001, quando acordamos as seguintes linhas de ação para futuros trabalhos: incentivo à cooperação institucional e ao estabelecimento de uma rede de conhecimentos; reforço da segurança na região; análise de aspectos relativos ao meio ambiente e aos transportes nas Américas; apoio e fortalecimento dos processos e iniciativas de infra-estrutura de transportes; e fortalecimento da cooperação no que tange às respostas a desastres naturais e à redução da vulnerabilidade da infra-estrutura. Os avanços nessas áreas permitirão otimizar nossos transportes e infra-estruturas no contexto do crescimento do comércio, que resultará da Área de Livre Comércio das Américas. Esses objetivos foram apoiados pelos Presidentes na Cúpula das Américas, em abril de 2001, realizada na cidade de Quebec, Canadá, e o progresso já alcançado no cumprimento desses objetivos será relatado na IV Reunião da Cúpula das Américas.

Congratulamos a República Federativa do Brasil por ter assumido a liderança do Comitê Executivo da ITHO e reconhecemos os esforços dos Governos dos Estados Unidos da América e da República da Costa Rica no papel de Vice-Presidentes. Igualmente agradecemos o Canadá por ter conduzido a Presidência do Comitê Executivo da ITHO nos últimos anos e reafirmamos nosso compromisso de solidificar os alicerces hoje existentes, legado do Canadá a este fórum.

Reafirmamos nosso compromisso nessas áreas e nos obrigamos a trabalhar juntos para avançarmos nossos esforços nas seguintes áreas:


Mais informações para a imprensa:
Guta Campos
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9919-7248
E-mail: gutacampos@uol.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br


Leia mais sobre a Fonte: VII REUNIÃO DO COMITÊ EXECUTIVO ITHO

 

Decisões unânimes
Arquivo
Transportes

........................................
Comissão Interamericana de Portos (CIP) passa a integrar a ITHO
Arquivo
Transportes

........................................
ITHO pode apoiar fundo para infra-estrutura da América do Sul
Arquivo
Transportes

........................................
Nova presidência do Comitê Executivo da ITHO
Arquivo
Política

........................................
Brasil quer certificar principais portos até julho
Arquivo
Transportes

........................................
Principais conclusões
Arquivo
Geral

........................................
Petrobras apresenta Programas na Reunião ITHO
Arquivo
Transportes

........................................
ITHO discutiu aviação nas Américas
Arquivo
Transportes

........................................
Ministério dos Transportes procura produtores para definir prioridades na infra-estrutura
Arquivo
Transportes

........................................
Investimento em infra-estrutura 10 vezes menor
Arquivo
Transportes

........................................