Sistema Press Club
sábado, 18 de maio de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
FAVECC divulga seus números referentes a 2007
Press Kit - FAVECC
Página principal do Press Kit  FAVECCEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Turismo

Tamanho do texto: A+ A-


FAVECC divulga seus números referentes a 2007

O Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (FAVECC) divulga suas estatísticas com dados consolidados da movimentação do setor de viagens de negócios no ano de 2007. As informações foram obtidas junto às 26 associadas, em 299 postos de serviços e 130 filiais nos estados brasileiros onde estão localizadas. Os dados (valores absolutos e percentuais), complementam a série histórica iniciada em 1998 e constituem indicativos de tendências de mercado.

Apresentados pelo presidente da entidade, Mauro Schwartzmann, os números mostram a participação de mercado e a receita obtidas em cada um dos oito segmentos envolvidos: 1-) aéreo; 2-) hospedagem; 3-) locação de carros; 4-) incentivos, eventos e convenções; 5-) pacotes e excursões; 6-) cruzeiros marítimos; 7-) cartão de assistência de viagem e 8-) outros serviços e produtos. Juntos os segmentos somaram a movimentação de quase R$ 2,5 bilhões no mercado doméstico e R$ 1,9 bilhão no mercado de viagens internacionais. No total, a movimentação em 2007 foi de R$ 4,4 bilhões – o que revela um aumento de 4,68% em relação ao total apurado em 2006, quando os resultados obtidos foram de R$ 4,2 bilhões.

Tal crescimento revela o aumento (0,15%) de participação do FAVECC no mercado (de 26,82% em 2006, para 26,97% em 2007), devido principalmente ao reconhecimento da importância das agências especializadas em viagens corporativas. Nesse cenário de constantes mudanças no turismo brasileiro, fica evidente a necessidade de um suporte adequado aos executivos em viagem, como por exemplo, o acompanhamento em aeroportos. “Além disso, verifica-se que as agências especializadas investem constantemente em tecnologia – o que agiliza a gestão de processos e agrega ganhos de produtividade”, ressalta Schwartzmann. Na comparação com o ano base 2006, o setor aéreo teve um aumento de 17,41% na emissão de bilhetes domésticos e de 20,05% na emissão de bilhetes internacionais. Como, no entanto, o valor da tarifa média nacional teve queda de 24,02% e o da tarifa aérea internacional caiu 11,26%, “investimos mais, trabalhamos mais, empregamos mais e ganhamos menos”, lamenta o presidente da entidade.

Outro fator que destaca a crescente importância dos serviços prestados pelas Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais é o alto volume de vendas – o que, proporcionalmente, amplia a força de negociação das agências associadas ao Fórum com os fornecedores, em defesa dos interesses de seus clientes corporativos. O recebimento do fee, que substitui o comissionamento ou o serviço mal remunerado, explica em parte a redução no preço das passagens aéreas. “Utilizamos a nossa força comercial para favorecer o melhor aproveitamento dos recursos investidos por nossos clientes”, enfatiza Schwartzmann. Os valores médios das tarifas aéreas das viagens domésticas e internacionais caíram em 2007, comparativamente a 2006, em 24,02% e 11,26% respectivamente. Vale salientar que nas viagens internacionais o cambio atuou como fator decisivo.

Desempenho das vendas por segmento

Na divisão por segmentos, o setor aéreo respondeu por 39,7% no percentual de vendas para o mercado nacional e 40% para o internacional, seguido pela hotelaria, com 9,6% no nacional e 1,5% no internacional; e, locação de carro, que ficou com 1,1% da fatia doméstica e 0,1% no internacional. Outros serviços somaram 7,6% na participação. Já na análise de market share das companhias aéreas nacionais, em 2007 o cenário ficou assim distribuído: TAM na liderança com 61,17% de participação; Gol com 20,97%; Varig com 7,60% e Ocean Air com 5,09%. Outras companhias, juntas, representaram 5,17% do mercado de viagens corporativas.

Cruzeiros Marítimos e Cartão de Assistência

É importante também reconhecer o aumento no segmento de cruzeiros marítimos. Apesar da interdependência com o setor aéreo - que sofreu com graves problemas durante o ano - os eventos, viagens de incentivo e convenções a bordo surgem como forte tendência. No mesmo caminho, destaca-se o aumento da participação das vendas de cartão de assistência, como parte integrante da política corporativa de recursos humanos de um maior contingente de empresas, dos mais diferenciados ramos de atividade.

Sinergia com o IEVC

Observando elo por elo da cadeia produtiva das Agências associadas, percebe-se uma clara sinergia com os dados apresentados pelo IEVC (Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas) - estudo da USP encomendado em conjunto pelas instituições Abgev, Fohb, FAVECC e TMC Brasil – que revela maior share do mercado hoteleiro na movimentação geral do setor. O aumento de participação da hospedagem pode ser atribuído a dois fatores principais: 1- o receio de programar eventos em locais que demandassem o uso do aéreo ocasionou, em 2007, a tendência de eventos corporativos realizados em hotéis mais próximos e/ou acessíveis via terrestre. Fator que também contribuiu com o aumento na locação de automóveis. 2- as empresas que não puderam evitar a mudança dos eventos nem o deslocamento de executivos para compromissos externos, trataram de antecipar a ida do profissional em um ou dois dias, o que também favoreceu o aumento na ocupação hoteleira. De modo geral, os números apontam para 2007 um crescimento de 15% na hotelaria, em relação a 2006. O segmento não registrou alteração na distribuição entre as principais bandeiras: Accor (15,15%), Atlântica (8,26%), Blue Tree (5,50%), Estanplaza (2,49%), Posadas (1,85%), Promenade (1,24%), Intercity (1,22%) e Intercontinental Groups (1,21%).

Clique aqui e confira a apresentação completa, com os dados divulgados dia 27/02/08 durante a coletiva de imprensa.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Assessoria de imprensa FAVECC
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007