Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Instituto Brasil Rural

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Turismo Rural em pauta e comercialização no VI Encontro de Negócios

A Escola de Comunica√ß√£o e Artes da USP recebeu, na √ļltima ter√ßa-feira (14), o VI Encontro de Neg√≥cios do Turismo Rural, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR), que contou com as participa√ß√Ķes de Andreia Roque, presidente do IDESTUR; Andrea Faria, representando o Projeto SEBRAE Turismo Rural; Andrea Leone, diretora Socioambiental da Braztoa; Karina Solha, do Programa de Integra√ß√£o Academia Mercado da ECA/USP; representantes de oito operadoras de turismo nacionais e de dezenove produtos de experi√™ncia rural de todas as regi√Ķes do pa√≠s.

Ap√≥s as boas vindas, Andrea Leone abriu o Encontro dizendo que: ‚Äú√Č de grande valia apresentar e disseminar as diretrizes do Programa Braztoa de Sustentabilidade aos representantes de ag√™ncias e operadoras presentes. Nosso principal objetivo √© mostrar que exercer pr√°ticas sustent√°veis pode trazer bons resultados n√£o apenas para o meio ambiente, mas tamb√©m para os neg√≥cios‚ÄĚ. A diretora aproveitou a ocasi√£o para divulgar as inscri√ß√Ķes do 3¬ļ Premio Braztoa de Sustentabilidade. ‚ÄúQueremos premiar e estar pr√≥ximos dos diversos nichos de mercado. Sabemos que o Turismo Rural em especial t√™m √≥timas iniciativas‚ÄĚ, conclui.

Em seguida, a representante do Projeto SEBRAE de Turismo Rural, Andrea Faria, comentou sobre os motivos que levaram a empresa a apoiar a iniciativa do IDESTUR: ‚ÄúEventos dessa natureza s√£o uma oportunidade de promo√ß√£o comercial para todos, mas tamb√©m promovem aprendizado m√ļtuo e possibilitam inova√ß√Ķes a partir da identifica√ß√£o do que demanda necessita‚ÄĚ, comentou.

Para Karina Solha, professora do curso de Turismo da USP, a realiza√ß√£o do Encontro dentro da Universidade foi uma grande oportunidade para os alunos: ‚ÄúO fato de o evento acontecer dentro do ambiente universit√°rio oferece aos discente a oportunidade de observar de perto uma negocia√ß√£o na √°rea de turismo e saber o que os espera l√° fora. Dessa forma, eles podem tirar suas pr√≥prias conclus√Ķes e escolher onde focar a sua forma√ß√£o‚ÄĚ, afirmou.

Vivenciando a Ruralidade

O evento continuou no dia 15, no Hotel Fazenda Capoava, em Itu, no Interior de paulista, onde os participantes do Encontro vivenciaram experi√™ncias do Turismo Rural. A equipe saiu da Fazenda em dire√ß√£o ao Armaz√©m do Limoeiro, ponto tur√≠stico da regi√£o, por volta das 9h. Ap√≥s 8 km de caminhada em meio a rica fauna local, apresentada por um guia treinado, chegaram ao Armaz√©m, onde foram recebidos com modas de viola e cururu, uma esp√©cie m√ļsica de improvisa√ß√£o. No per√≠odo da tarde, a equipe seguiu para a Fazenda do Ros√°rio, tamb√©m em Itu, um atrativo hist√≥rico e rural da regi√£o, onde conheceram as diversas possibilidades de explora√ß√£o tur√≠stica do local.

Agências e Operadoras

O VI Encontro de Neg√≥cios do Turismo Rural contou com a presen√ßa de oito operadoras: Tam Viagens; AGAXTUR; Nascimento Turismo; POMPTUR; LANDSCAPE; Interpoint Viagens e Turismo; Designer Tours e Sanchat Tour e com dezenove dos melhores produtos de experi√™ncia rural de dez estados do Brasil: Caminhos Rurais de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Agroturismo Capixaba, do Esp√≠rito Santo; Paran√° Rural e Natural, do Paran√°; Atibaia Turismo Serras Rurais, Circuito das Frutas, Hospedaria √Āguas Claras Fazenda Ambiental, Rota da Liberdade com Vale do Para√≠ba Rural, Fazenda Capoava e Caminhos da Corte e Brasil Rural, de S√£o Paulo; Andarilhos da Luz, Roteiros de Ibitipoca e Vale do Rio Preto, Ra√≠zes Rurais e Serras Rurais, do estado de Minas Gerais; Loa Turismo de Experi√™ncia, de Pernambuco; Cacau ao Dend√™, da Bahia; Alagoas Rural, de Alagoas; Amaz√īnia Turismo Consciente, do Amazonas e Roteiros Rurais da Amaz√īnia, de Roraima.

Fotos para download em alta resolução:

Abertura do VI Encontro de Negócios do Turismo Rural clique aqui.

VI Rodadas de Negócios do Turismo Rural clique aqui.

Vivenciando o Turismo Rural no VI Encontro de Negócio clique aqui.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência Amigo - Comunicação Integrada
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhmiranda@agenciaamigo.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br