Acordo é anunciado na abertura da Feira das Américas
Até janeiro do ano que vem o Ministério do Turismo, a Embratur e a ABAV deverão instaurar, em parceria com o SEBRAE, cem mini-núcleos de turismo receptivo em diferentes cidades brasileiras. A informação foi dada pelo presidente da ABAV Nacional, Tasso Gadzanis, durante a sessão solene de abertura da Feira das Américas – ABAV 2003, no dia 23.
O programa consiste em três etapas: encontros regionais para a discussão do tema com profissionais do setor, formatação de rotas turísticas pelo SEBRAE e, finalmente, a instauração dos mini-núcleos. Gadzanis elogiou a importância dada pelo novo governo ao turismo e a criação de um ministério especificamente para o segmento.
“As agências de viagens nas décadas de 50 e 60 estavam vinculadas ao Ministério da Agricultura, em uma época em que o turismo rural ainda nem existia”, brincou. “Se nesses quatro anos de governo 50% do que foi proposto estiver realizado, teremos dado um grande passo para o desenvolvimento do turismo brasileiro”, completou.
Gadzanis, no entanto, criticou a fusão entre a TAM e a Varig, a falta de equipamentos em aeronaves e a restrição de 90 dias para o visto concedido a visitantes americanos no Brasil. O ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, por sua vez, destacou os esforços do governo federal e da Infraero na recuperação de aeroportos brasileiros e na promoção da imagem do Brasil no exterior.
A infraero planeja investir R$ 3,5 bilhões na recuperação de aeroportos. Outros R$ 70 milhões serão aportados, em parceria com o governo federal, na divulgação do Brasil em outros países. O ministro lembrou ainda que a meta do governo é ter nove milhões de turistas estrangeiros visitando o país em 2007. Atualmente, esse número gira em torno de 3 milhões. “Perdemos 1,3 milhões de turistas de 2000 a 2002 por conta de crises internacionais”, destacou.
Ao comentar sobre a fusão entre a TAM e a Varig, ele afirmou que o governo dará apoio a todas as empresas do setor aéreo que precisarem de socorro. “Não seremos um hospital de nenhuma delas. Mas vamos apoiar todas”. Já o prefeito em exercício do Rio, Marco Antônio de Moura Valles,destacou a escolha do Rio como sede definitiva da Feira das Américas. A governadora do Estado, Rosinha Matheus, também comemorou a conquista e anunciou a criação da Secretaria Estadual de Turismo até o final do ano.
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia endossou os elogios ao Rio, mencionando uma declaração do poeta Mário Quintana: “Uma vez, lhe perguntaram do que ele mais gostava no Rio. E ele respondeu que era dos túneis, para descansar de tanta beleza“.
Também compuseram a mesa representantes de empresas de aviação, o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, o secretário de Desenvolvimento e Turismo do Estado, Tito Ryff, o presidente da Riotur, Rubem Medina, o diretor-geral do DAC, Washington Carlos Machado e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luiz Carlos Nunes, entre outros executivos do setor. |