Sistema Press Club
sábado, 18 de maio de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
FAVECC divulga movimentação das associadas em 2008
Press Kit - FAVECC
Página principal do Press Kit  FAVECCEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Turismo

Tamanho do texto: A+ A-


FAVECC divulga movimentação das associadas em 2008

Números são termômetro do setor de viagens de negócios e mostram que a crise internacional não atingiu em cheio a movimentação das agências

Um dos principais ramos de atividade em âmbito global, o turismo tem impacto em 52 setores da economia e é um dos segmentos líderes na geração de emprego e renda. Ainda assim, no Brasil, o setor é extremamente carente de dados estatísticos que permeariam análises mais aprofundadas capazes de, na prática, reconhecer sua importância. Na contramão do fato, porém, o Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (FAVECC), que completará 15 anos em 19 de agosto de 2008, faz sua parte ao divulgar detalhadamente, desde 1998, o movimento das agências associadas - verdadeiro termômetro do setor de viagens de negócios.

Na manhã de hoje (24/03/2009), a entidade divulga as estatísticas relacionadas ao ano de 2008, que, a contar pelos números relacionados à venda de passagens aéreas, por exemplo, revelam que a crise não atingiu em cheio a movimentação das agências. “Ao contrário, com a crise as empresas tendem a valorizar os serviços especializados de consultoria prestados pelas agências”, afirma Francisco Leme da Silva, presidente do FAVECC.

Passagens aéreas (Nacionais e Internacionais)

Em 2007, ano em que o dólar teve valor médio de R$ 1,94, as vendas de passagens aéreas para destinos nacionais somaram R$ 1.758.120.359,04 (US$ 906.247.607,75) e para destinos internacionais, R$ 1.768.128.990,00 (US$ 911.406.695,87). Em 2008, com dólar médio a R$ 1,83, as vendas nacionais atingiram R$ 2.250.405.085,76 (US$ 1.229.729.555,06), aumento, em dólares, de 13,56%, e as internacionais, R$ 1.671.859.609,87 (US$ 913.584.486,26), crescimento de 10,02%. Apesar da crise financeira internacional que eclodiu no mês de outubro, a movimentação total do FAVECC no ano passado, que alcançou R$ 4.970.317.204,17 (US$ 2.716.020.330,14), em reais, foi 12,45% maior que no ano anterior. Em 2007, a movimentação total do FAVECC foi de 4.419.829.356,11 (US$ 2.278.262.554,69).

Em relação à quantidade de bilhetes emitidos, o ano de 2008 revelou queda em relação a 2007. Foram emitidos 4.329.055 para destinos nacionais, contra 4.600.440 em 2007, e 776.915 para internacionais, contra os 778.827 de 2007. No ano passado, o valor médio dos bilhetes nacionais foi R$ 519,84 e dos internacionais, R$ 2.151,92 – em 2007, os valores foram R$ 382,16 e R$ 2.270,25, respectivamente. Com o retrospecto da variável, analisada todos os anos, desde 1998, verificamos que a média das tarifas aéreas na década foi de R$ 490,70 para vôos domésticos e de R$ 2.765,90 para vôos internacionais. “Ao mesmo tempo em que o valor dos bilhetes nacionais indica margem para recuperação em 2009, as tarifas aéreas internacionais indicam tendência de queda”, observa Francisco Leme da Silva, presidente do FAVECC.

No total, os números do FAVECC englobam os seguintes setores: Passagens Aéreas, Hospedagens, Locação de Carros, Incentivos/Eventos/Convenções, Pacotes/Excursões, Cartões de Assistência de Viagens e alguns outros itens de menor participação. A pesquisa traz, ainda, o percentual de venda para cada setor e a segmentação por empresa (nacionais e internacionais) em relação à hotelaria e às passagens aéreas. O site www.favecc.org.br oferece acesso aos relatórios de pesquisa (relatórios semestrais e anuais), no link Estatísticas.

Clique aqui para fazer o download do Power Point apresentado na coletiva de imprensa FAVECC.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Assessoria de imprensa FAVECC
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007