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Redes Hoteleiras planejam mudança no sistema de faturamento de diárias de contas corporativas
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Redes Hoteleiras planejam mudança no sistema de faturamento de diárias de contas corporativas

Movimento conta com o apoio das principais entidades representantes do mercado

( Julho, 2008 ) - Durante entrevista coletiva realizada em 1º de julho no Sofitel, em São Paulo, algumas das principais entidades do turismo brasileiro manifestaram seu apoio à mudança nos processos que envolvem o faturamento de diárias da forma que é praticado atualmente na indústria hoteleira nacional. Estiveram presentes a ABAV-SP, presidida por Edmar Bull, a ABIH Nacional e seu presidente Álvaro Bezerra de Melo, o FAVECC, com a presença do presidente Mauro Schwartzmann, o FOHB, presidido por Rafael Guaspari, e representado também por Antonio Bispo, vice-presidente da área comercial, a ABGEV, e sua presidente Viviânne Martins, o TMC Brasil - presidido por Nelson Franco Spielmann, e o SINDETUR-SP, representado pelo presidente Eduardo Vampré do Nascimento.

Em opinião unânime, os líderes do turismo nacional ponderaram que o mercado hoteleiro local modernizou-se, encontra aquecido e em franco desenvolvimento, e que apesar do panorama otimista, ainda existem alguns ítens pendentes na agenda do setor, no caso, a questão do faturamento de diárias. Portanto, propõem que a partir de 01 de janeiro de 2009 seja encerrado o processo de faturamento, fomentando, portanto, outros meios de pagamentos como o cartão de crédito, seguindo a tendência praticada na hotelaria internacional. Na ocasião, lembraram que o Brasil é um dos poucos países do mundo que continua a operar dentro de um sistema de faturamento posterior de diárias, o que gera atrasos nas operações e ônus desnecessários de back-office e equipe, e que a modernização desses processos é mais que bem-vinda.

O primeiro passo frente ao problema já foi dado há cerca de dois anos atrás, com a extinção do faturamento de extras. Portanto, há uma seqüência lógica neste processo, frente às contínuas mudanças que vem ocorrendo nas relações de mercado no âmbito da cadeia produtiva do setor de viagens corporativas. Todas as entidades presentes à coletiva expressaram a urgência de uma maior eficácia e eficiência nos processos administrativos que envolvem os meios de pagamento, e o alinhamento dos meios de hospedagem às tendências internacionais, de modo a otimizar operações administrativas e financeiras de todos os envolvidos no processo (fornecedor/intermediário/cliente). Diante de uma nova consciência mercadológica, entendem a necessidade de se construir um futuro pautado por profissionalismo e agilidade nas operações administrativas e financeiras, bem como no fluxo de pagamentos e de caixa, que, segundo a proposta anunciada ontem, passarão a ser realizados via cartão corporativo ou pagamento antecipado.

Confira abaixo os depoimentos dos presidentes das entidades que conduziram a coletiva sobre a nova situação:

ABAV/SP - "Somos focados nas agências médias e pequenas, portanto a medida é bem vinda, já que irá permitir redução de custos, menos burocracia e economia de tempo, risco muito menor, transparência junto ao cliente e, principalmente, fôlego para competir em igualdade com as agências médias e grandes". (Edmar Bull)

ABGEV- "Acreditamos que seja a hora de nos adequarmos ao que acontece no mercado internacional, adotando um modelo mais transparente para o cliente, otimizando o processo gerencial, reduzindo custos e organizando o fluxo de caixa das empresas. A ABGEV apóia a medida tomada pelos hotéis, porém, ressalva que, assim como foram tratadas as empresas associadas à entidade no processo do fim do faturamento dos extras, os membros corporativos da associação devam ter tratamento diferenciado em relação à política de terceiros que viajam a convite das empresas. Estamos à disposição para conversar com todos os envolvidos neste processo”. (Viviânne Martins)

ABIH Nacional- "No nosso caso, apesar de bem-vinda, a medida vai levar um tempo para ser implantada. O Brasil não é somente São Paulo, Rio de Janeiro e principais capitais. Estou falando em nome de 27 ABIHs, 3.500 hotéis e 25 mil pousadas e pequenos hotéis. Eu diria que vamos precisar de, pelo menos, 6 meses para catequizar este país enorme, com muitas diferenças". (Álvaro Bezerra de Melo)

FAVECC - "Nosso grupo de agências vêm investindo em tecnologia, capacitação, treinamento e esta medida vem ao encontro da modernidade com que tratamos o nosso negócio e o mercado. É decisão de Primeiro Mundo, e os processos arcaicos devem ser banidos da cadeia produtiva. É uma iniciativa muito feliz". (Mauro Schwartzmann)

FOHB - "A proposta é bem objetiva. Nós precisamos interagir com o primeiro mundo, inovando em tecnologia e nos tornando globalizados. Hoje, a tecnologia empregada em hotéis permite processos mais ágeis e modernos. Portanto, o FOHB apóia as mudanças propostas e irá flexibilizar em todos os sentidos os processos de modo a efetivar a medida. Trata-se do primeiro passo rumo à internacionalização de nossa indústria hoteleira, um passaporte para o ingresso no Primeiro Mundo". (Antonio Bispo, vice-presidente da área comercial)

TMC Brasil - "Sabemos o tamanho do sacrifício que é para nós, agentes corporativos, financiar as contas do cliente. Vamos agora partir para a cultura que é aplicada no mundo inteiro. Entendemos ser os próximos seis meses fundamentais para colocar em prática o sistema e iniciarmos em 1º de janeiro de 2009 com todos alinhados e o cartão de crédito em vigor. Este é o jeito certo e a situação normal de se trabalhar". (Nelson Franco Spielmann)

SINDETUR-SP - "Cumprimento todas as entidades, em nome do SINDETUR, que representa as pequenas empresas. A medida vai permitir a diminuição de riscos, acalmar a pressão do consumidor e fortalecer as pequenas empresas contribuindo para o vigor da cadeia produtiva". (Eduardo Vampré do Nascimento)

Informações para a imprensa:

ABAV/SP - Alex Souza – (11) 3231-3077

ABIH / SP - Alexandra Mato – (21) 2223-4525

ABGEV - Luis Cláudio Allan – (11) 3034-4662

FAVECC - Maysa Corrêa – (11) 3873-5488

FOHB - Elaine São Pedro – (11) 5181-4061

SINDETUR - Gabriel Emídio – (11) 3873-5488

TMC Brasil - Andreza Rossini – (11) 3179-9999




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Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
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Fone: 11 - 3873-5488
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