Sistema Press Club
quarta-feira, 10 de junho de 2026
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Responsabilidade por deportação não pode recair sobre as Agências de Viagens, entende o STJ
Press Kit - ABAV Nacional
Página principal do Press Kit  ABAV NacionalEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Nota | Turismo

Tamanho do texto: A+ A-


Responsabilidade por deportação não pode recair sobre as Agências de Viagens, entende o STJ

Diante dos recentes casos de deportação de brasileiros que desembarcaram em território espanhol, muitas dúvidas foram levantadas em relação a quem deve arcar com os custos de uma viagem frustrada. Para alguns, os responsáveis devem ser os agentes de viagens - no caso de serem eles os intermediários da viagem – e as companhias aéreas – se tiver ocorrido compra direta.

Na opinião da Coordenadoria Jurídica da ABAV Nacional, as Agências de Viagens não respondem por atos e fatos de terceiros. A afirmação é respaldada por entendimento do Superior Tribunal de Justiça, julgando o Agravo de Instrumento (A.I.) nº 867.646-MG (2007/0042163-7), onde se lê que o poder discricionário da polícia espanhola se caracteriza como culpa de terceiros. Em outro trecho, o A.I. afirma: “O dever de indenizar, nos termos do CDC (Código de Defesa do Consumidor), pressupõe a existência do dano, o nexo de causalidade e a não ocorrência de quaisquer das excludentes de responsabilidade. Não tendo havido comprovação que os serviços foram prestados inadequadamente e restando claro que a decisão de denegação de entrada em país estrangeiro se deveu única e exclusivamente ao poder discricionário da polícia de fronteira, fica configurada a excludente de responsabilidade, qual seja responsabilidade de terceiros”.

Como se pode constatar, a mais alta Corte de Justiça infra-constitucional do país trabalha com a tese de que as Agências de Viagens não são responsáveis por tais fatos e atos.


Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda, Karla Queiroz
AMIgo!
Assessoria de imprensa ABAV Nacional
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007