Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Sem medo de água fria - artigo Francisco Leme

Em razão da dinâmica do mercado e por agenciar serviços de terceiros, estamos escaldados com ocorrências de vários tipos: multas indevidas, novos processos, mais taxas e, eventualmente, até concordatas ou, ainda mais raramente, falências. Todas essas situações indesejáveis nos fazem adotar uma postura de cautela para evitar correr o risco de voltar a sofrer consequências da mesma maneira.

Não estamos sozinhos. Este cenário descreve realidades semelhantes vivenciadas por outros setores da economia, nos quais, inclusive, tais ocorrências são bem mais frequentes, segundo as estatísticas dos órgãos de defesa do consumidor e de sites do tipo “Reclame aquiâ€. Bastam só alguns cliques para conferir o tsunami de insatisfação que aflige os consumidores das TVs por assinatura, operadoras de telefonia móvel e até construtoras, por exemplo.

Apesar disso, caso existisse um ranking para mensurar o grau de boataria e de rumores nefastos ao desempenho dos negócios operados no mercado de viagens turismo, é provável que o setor viesse a ocupar posição de destaque. Isso, por conta da atitude de alguns poucos, que adotam o discurso fatalista e se apegam a fatos negativos para disseminar a desgraça coletiva a pretexto de alerta.

Porém, diferente dos gatos, que têm medo de água fria, navegamos em um volumoso e crescente mar de opções, no qual o papel essencial que assumimos é o de quem sabe separar o joio do trigo. Do contrário, perderíamos a nossa relevância enquanto profissionais qualificados e recomendados para orientar quem deseja ou precisa viajar.

Ainda que esse ruidoso falatório negativo, inconveniente e, por vezes, mal intencionado, pudesse vir a ser considerado uma maneira de tentar ajudar o mercado a antever possíveis problemas, a verdade é e sempre será o único alicerce sob o qual a indispensável credibilidade setorial se sustenta.

O retrospecto dos fatos comprova: o setor de viagens e turismo sabe como superar obstáculos, por mais desafiadores que eles sejam. Enquanto alguns naufragam e pautam o derrotismo, muitos encontram na adversidade oportunidades para operar com mais sucesso. Assim, nunca fomos e nem seremos vencidos pelo pessimismo.

Com o intercâmbio de informações e de experiências, a força das agências de viagens associadas, que atuam em favor do desenvolvimento sustentável, aprimora a eficiência e eleva a qualidade dos serviços prestados. Sem medo de água fria, tratemos de dar um banho de confiança e credibilidade e fazer ecoar as melhores ofertas de viagens e turismo para atender as necessidades e superar as expectativas dos clientes.

Francisco Leme

Presidente da ABAV-SP


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br