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Fórum Executivo ABAV-SP debate sustentabilidade no setor

Reuni√£o tratou deste tema e ainda contou com apresenta√ß√Ķes da Air TKT e sobre turismo de luxo

Como o turismo e em especial as ag√™ncias de viagens podem se beneficiar de a√ß√Ķes de sustentabilidade, oferecendo aos seus clientes uma ferramenta que, ao mesmo tempo que compensa a emiss√£o de gases estufa, ajuda a melhorar a reputa√ß√£o da empresa, aumenta o market share positivo e reduz os custos operacionais? A 54¬™ edi√ß√£o do F√≥rum Executivo da Associa√ß√£o Brasileira de Ag√™ncias de Viagens de S√£o Paulo (ABAV-SP), realizado nesta ter√ßa-feira (24/2), contou com apresenta√ß√£o de uma plataforma que promete oferecer todas estas vantagens. Trata-se do aplicativo CO2 Footprint da empresa Personal CO2.

Segundo explicou o presidente da empresa, Daniel Machado, o aplicativo vem ao encontro das necessidades dos agentes de viagens, que estendem aos seus clientes um posicionamento sustentável, oferecendo a possibilidade de neutralizar a emissão de gases estufa em viagens, podendo compensar não só a parte aérea, como a estadia e a locação.

Por enquanto, a ferramenta é oferecida a partir de reservas feitas através do Sabre Travel Networks, mas em breve deve estar presente em outras plataformas, como Amadeus e Travelport. Ao finalizar a reserva, o consultor pode oferecer ao seu cliente a possibilidade de neutralizar a sua viagem, totalmente ou em parte. O viajante define quais segmentos deseja compensar, quais programas de sustentabilidade deseja incentivar e o aplicativo calcula a quantidade de CO2 a ser neutralizada. Uma viagem de avião São Paulo-Miami, por exemplo, acumula cerca de 600 kg de CO2, gerando um custo de aproximadamente 10 dólares ao cliente. Este total é repassado pela empresa a um programa parceiro escolhido pelo passageiro e 10% dele retorna ao agente de viagens como comissão.

O aplicativo √© baixado e utilizado gratuitamente pelos agentes de viagens e a remunera√ß√£o √© paga atrav√©s de Pay Pal trimestralmente. ‚Äú√Č uma a√ß√£o em que todos saem ganhando, as ag√™ncias, pela comiss√£o e pela constru√ß√£o de uma imagem sustent√°vel; os passageiros, que recebem um certificado digital e ajudam a construir um mundo melhor e a sociedade que √© beneficiada com a√ß√Ķes positivas ao meio ambiente‚ÄĚ, explicou Machado. ‚ÄúTrata-se de uma realidade irrevers√≠vel. Mais que um diferencial, √© uma necessidade‚ÄĚ, resumiu o presidente da ABAV-SP, Constantino Karacostas.

AIR TKT

A reuni√£o do F√≥rum Executivo da ABAV-SP teve tamb√©m a presen√ßa de C√°ssio Oliveira, executivo √† frente da Air TKT (Associa√ß√£o Brasileira dos Distribuidores de Passagens A√©reas e Servi√ßos de Viagens), nova entidade que re√ļne as cinco maiores consolidadoras do pa√≠s. Segundo Oliveira, a uni√£o das empresas em uma entidade √© um facilitador para que o segmento possa discutir assuntos de distribui√ß√£o nas √°reas administrativa, tribut√°ria, legal. ‚ÄúS√≥ n√£o vamos tratar de temas comerciais‚ÄĚ, garante.

O novo diretor executivo da entidade tamb√©m ressaltou que a Air TKT veio para somar com outras associa√ß√Ķes, como a ABAV, e que vai ocupar espa√ßo para debater e negociar assuntos referentes n√£o apenas aos consolidadores como tamb√©m aos agentes de viagens. ‚ÄúSem agentes de viagens, n√£o h√° consolida√ß√£o‚ÄĚ, resumiu.

TURISMO DE LUXO

O 54¬ļ F√≥rum Executivo ABAV-SP contou ainda com uma apresenta√ß√£o do presidente da entidade, Constantino Karacostas, sobre turismo de luxo. O Brasil √© um dos maiores e mais promissores mercados deste segmento no mundo, ocupando o 11¬ļ lugar no ranking de pa√≠ses. Al√©m disso, calcula-se, h√° cerca de 170 mil milion√°rios no pa√≠s.

‚ÄúA primeira coisa que eu sempre digo no turismo de luxo √©: n√£o pr√©-julgue o cliente‚ÄĚ, ressaltou Karacostas. Segundo ele, √© preciso vender o que o passageiro necessita e deseja. Para isso, √© preciso come√ßar do topo, ou seja, oferecer os melhores produtos e servi√ßos. ‚ÄúEste turista √© altamente qualificado e exigente, ele sabe o que quer e espera que lhe ofere√ßam o melhor‚ÄĚ, explicou.

Karacostas tamb√©m ressaltou que para conquistar este tipo de cliente √© necess√°rio treinamento, conhecimento e, principalmente, relacionamento. ‚ÄúEstes s√£o os diferenciais. O agente de viagens precisa demonstrar seguran√ßa naquilo que ele oferece ao viajante, pois √© um turista que n√£o espera nada menos que uma viagem perfeita‚ÄĚ, concluiu.

A expectativa √© de que o segmento de viagens de luxo cres√ßa de 15 a 25% nos pr√≥ximos cinco anos. No Brasil, este mercado movimentou cerca de 27 bilh√Ķes de reais em 2014.

Rodrigo Figueiredo

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