Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Fórum Executivo ABAV-SP debate sustentabilidade no setor

Reunião tratou deste tema e ainda contou com apresentações da Air TKT e sobre turismo de luxo

Como o turismo e em especial as agências de viagens podem se beneficiar de ações de sustentabilidade, oferecendo aos seus clientes uma ferramenta que, ao mesmo tempo que compensa a emissão de gases estufa, ajuda a melhorar a reputação da empresa, aumenta o market share positivo e reduz os custos operacionais? A 54ª edição do Fórum Executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV-SP), realizado nesta terça-feira (24/2), contou com apresentação de uma plataforma que promete oferecer todas estas vantagens. Trata-se do aplicativo CO2 Footprint da empresa Personal CO2.

Segundo explicou o presidente da empresa, Daniel Machado, o aplicativo vem ao encontro das necessidades dos agentes de viagens, que estendem aos seus clientes um posicionamento sustentável, oferecendo a possibilidade de neutralizar a emissão de gases estufa em viagens, podendo compensar não só a parte aérea, como a estadia e a locação.

Por enquanto, a ferramenta é oferecida a partir de reservas feitas através do Sabre Travel Networks, mas em breve deve estar presente em outras plataformas, como Amadeus e Travelport. Ao finalizar a reserva, o consultor pode oferecer ao seu cliente a possibilidade de neutralizar a sua viagem, totalmente ou em parte. O viajante define quais segmentos deseja compensar, quais programas de sustentabilidade deseja incentivar e o aplicativo calcula a quantidade de CO2 a ser neutralizada. Uma viagem de avião São Paulo-Miami, por exemplo, acumula cerca de 600 kg de CO2, gerando um custo de aproximadamente 10 dólares ao cliente. Este total é repassado pela empresa a um programa parceiro escolhido pelo passageiro e 10% dele retorna ao agente de viagens como comissão.

O aplicativo é baixado e utilizado gratuitamente pelos agentes de viagens e a remuneração é paga através de Pay Pal trimestralmente. “É uma ação em que todos saem ganhando, as agências, pela comissão e pela construção de uma imagem sustentável; os passageiros, que recebem um certificado digital e ajudam a construir um mundo melhor e a sociedade que é beneficiada com ações positivas ao meio ambiente”, explicou Machado. “Trata-se de uma realidade irreversível. Mais que um diferencial, é uma necessidade”, resumiu o presidente da ABAV-SP, Constantino Karacostas.

AIR TKT

A reunião do Fórum Executivo da ABAV-SP teve também a presença de Cássio Oliveira, executivo à frente da Air TKT (Associação Brasileira dos Distribuidores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens), nova entidade que reúne as cinco maiores consolidadoras do país. Segundo Oliveira, a união das empresas em uma entidade é um facilitador para que o segmento possa discutir assuntos de distribuição nas áreas administrativa, tributária, legal. “Só não vamos tratar de temas comerciais”, garante.

O novo diretor executivo da entidade também ressaltou que a Air TKT veio para somar com outras associações, como a ABAV, e que vai ocupar espaço para debater e negociar assuntos referentes não apenas aos consolidadores como também aos agentes de viagens. “Sem agentes de viagens, não há consolidação”, resumiu.

TURISMO DE LUXO

O 54º Fórum Executivo ABAV-SP contou ainda com uma apresentação do presidente da entidade, Constantino Karacostas, sobre turismo de luxo. O Brasil é um dos maiores e mais promissores mercados deste segmento no mundo, ocupando o 11º lugar no ranking de países. Além disso, calcula-se, há cerca de 170 mil milionários no país.

“A primeira coisa que eu sempre digo no turismo de luxo é: não pré-julgue o cliente”, ressaltou Karacostas. Segundo ele, é preciso vender o que o passageiro necessita e deseja. Para isso, é preciso começar do topo, ou seja, oferecer os melhores produtos e serviços. “Este turista é altamente qualificado e exigente, ele sabe o que quer e espera que lhe ofereçam o melhor”, explicou.

Karacostas também ressaltou que para conquistar este tipo de cliente é necessário treinamento, conhecimento e, principalmente, relacionamento. “Estes são os diferenciais. O agente de viagens precisa demonstrar segurança naquilo que ele oferece ao viajante, pois é um turista que não espera nada menos que uma viagem perfeita”, concluiu.

A expectativa é de que o segmento de viagens de luxo cresça de 15 a 25% nos próximos cinco anos. No Brasil, este mercado movimentou cerca de 27 bilhões de reais em 2014.

Rodrigo Figueiredo

AMIGO! COMUNICAÇÃO INTEGRADA

+55 (11) 3873-5488 - ramal 21

Cel: +55 (11) 96420-0414

Skype: contato.amigo

E-mail: atendimentorp@pressclub.com.br

Consulte: www.pressclub.com.br

Site: www.agenciaamigo.com.br


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br