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artigo “Enfrentar dificuldades e vencer desafios

“Enfrentar dificuldades e vencer desafios

Constantino Karacostas

O cenário está cada vez mais difícil para as agências de viagens manterem as suas atividades dentro dos moldes convencionais.

A velocidade imposta pela din√Ęmica da comunica√ß√£o em tempo real impacta direta e indiretamente sobre a compreens√£o que os clientes fazem dos fatos. Um exemplo cotidiano: quando um agente de viagens empenha seu tempo para explicar que determinada tarifa promocional, alardeada aos quatro ventos pelo fornecedor X, foi lan√ßada com reduzid√≠ssima disponibilidade. Pior: quando est√° dispon√≠vel, mas condicionadas a um conjunto de regras que renovam o significado da sabedoria contida em uma express√£o conhecida, mas que √© cada vez mais frequente no setor de turismo: ‚ÄúO barato sai caro‚ÄĚ.

Neste contexto, sim, √© comum tamb√©m v√°rios dirigentes das ag√™ncias de viagens se preocuparem e de fato investirem em tecnologia, com a perspectiva de obter ganhos de competitividade a partir da agilidade proporcionada por sistemas de busca pela menor tarifa, melhores relat√≥rios de BI, sistema de gest√£o de viagens, de f√°cil integra√ß√£o, abastecidos pelo XML, aprimorados por ERPs, tipo SAP, entre outros. Embora eficiente, este caminho √© custoso e imp√Ķe concentra√ß√£o de investimentos.

Outra opção, também recomendável, é a agência de viagens focar em determinados nichos de mercado, investir mais em capacitação de recursos humanos, em treinamento especializado, sem prescindir da tecnologia da informação como ferramenta de comunicação e de interação qualificada com os seus clientes.

Em ambos os casos, no mercado brasileiro, assim como em outros pa√≠ses, existem cases de sucesso que comprovam a pertin√™ncia das estrat√©gias recomendadas, adotadas e impulsionadas pelo fim do comissionamento e a cobran√ßa de fee ‚Äď o que, ali√°s, tende a ser mais desafiador em mercados onde pagar por servi√ßos conflita com a cultura do levar vantagem em tudo.

Por isso, fus√Ķes, alian√ßas estrat√©gicas, redes de franquias, aquisi√ß√Ķes e outras modalidades afins s√≥ tendem a prosperar, assim como a consultoria de viagens tamb√©m, desde que personalizada, exclusiva, direcionada aos consumidores ‚Äď √†s pessoas f√≠sica e jur√≠dicas que prezam pelo atendimento one-to-one, ‚Äď e abastecidas sempre das melhores parcerias, criteriosamente selecionadas.

Como empresário e, também, como presidente da Abav-SP, reafirmo a minha plena e inabalável confiança no valor da consultoria de viagens que é capaz de aliar parceiros em tecnologia da informação, ao conhecimento qualificado e à constante atualização profissional. Tudo isso equilibrado por uma boa dose de ousadia e empreendedorismo.

Afinal, enfrentar dificuldades e vencer desafios √© o lema de todo agente de viagens, ontem, hoje e sempre.‚ÄĚ

Constantino Karacostas é presidente da Abav-SP e diretor da agencia Exxclusive


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