Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Globaliza√ß√£o e mercado de viagens √© tema do 45¬į F√≥rum Executivo da ABAV-SP

Entidade contou com presença de Mário Carlos Beni, especialista em turismo

Sob o tema ‚ÄúMercado de viagens: planejamento e gest√£o estrat√©gica‚ÄĚ, M√°rio Carlos Beni, docente na Universidade de S√£o Paulo (USP), esteve na manh√£ de ontem (29) palestrando no 45¬į F√≥rum Executivo da Abav-SP.

Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense em 1968, com mestrado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1981 e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo em 1988, atualmente Beni é professor adjunto 4 da Universidade de Brasília. Com larga experiência em turismo, o docente é colaborador em importantes periódicos de turismo no Brasil e no exterior.

Durante o evento, Beni falou sobre o crescimento constante e gradual do turismo internacional ser fundamental para a acelera√ß√£o no processo da globaliza√ß√£o. Com o avan√ßo tecnol√≥gico nos transportes e nas comunica√ß√Ķes, as tarifas foram reduzidas, tornando mais acess√≠veis a procura pelas viagens ao redor do mundo.

Se antigamente o turismo era visto como rent√°vel somente para pa√≠ses especializados na excel√™ncia da oferta diferencial, Beni destaca que atualmente os pa√≠ses mais pobres tamb√©m conseguem se integrar √† economia mundial, identificando estrat√©gias globais para desenvolver e comercializar o turismo de base local. O docente ressaltou ainda a import√Ęncia do trabalho local com a popula√ß√£o e como contribuiu para o crescimento e mudan√ßa da estrutura em todos os setores do turismo.

Segundo Beni, no Brasil as empresas ligadas ao turismo contam com recursos humanos abaixo da média da economia, devido à baixa produtividade dos contratados, tornando o mercado menos competitivo em relação aos preços praticados internacionalmente, acarretando também uma não competitividade de mão de obra e capital no mercado doméstico.

Na opini√£o do palestrante, apesar de as empresas de turismo de pequeno e m√©dio porte encontrarem uma enorme dificuldade em conseguir financiamento devido √† falta de capital de giro, elas conseguem a fideliza√ß√£o do cliente atrav√©s de um amplo conjunto de servi√ßos, permitindo a customiza√ß√£o, personaliza√ß√£o e especializa√ß√£o em nichos de mercado, al√©m da flexibilidade para adaptarem-se √†s necessidades e exig√™ncias dos turistas. Beni completa afirmando que a tecnologia pode ser uma grande aliada das ag√™ncias de viagens que souberem usar em favor pr√≥prio as informa√ß√Ķes e contrata√ß√Ķes de servi√ßos on-line.

Clique aqui para conferir a galeria de imagens.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br