Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Recursos Humanos

ABAV-SP dá continuidade a Programa de Capacitação de Profissionais e ressalta megaeventos

Entidade enfatiza as vantagens da iniciativa para o setor de viagens e turismo como um todo

A fim de garantir a qualificação dos colaboradores que integram, direta ou indiretamente, o mercado de turismo nacional, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV-SP) criou, em 2010, o Programa de Capacitação de Profissionais, cujo objetivo é preencher a necessidade constante dos agentes de viagens na busca por profissionais competentes.

“Também verificamos a expressiva dificuldade relacionada aos grandes eventos que o país sediará, a começar pela Copa das Confederações, momento em que a disputa por contratar e reter funcionários é ainda mais desafiadora no turismo receptivo”, avalia Raquel Patti, coordenadora dos Cursos promovidos semanalmente pela entidade e pela elaboração do projeto.

A experiência pioneira desenvolvida pela entidade, em âmbito estadual, inspirou a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) a, no ano passado, adaptar este projeto ao segmento de viagens corporativas. A iniciativa contou com a infraestrutura logística e com instrutores qualificados da ABAV-SP, além do suporte da Jural Consultoria para a contratação dos profissionais.

Processo seletivo

Podem participar do processo seletivo estudantes de turismo de nível técnico ou superior, sendo a primeira etapa composta por uma prova eliminatória de conhecimentos em geografia, raciocínio lógico, redação e para medir o nível do idioma inglês. A segunda fase é constituída por dinâmicas de grupo e por entrevistas individuais com consultores que identificam os principais pontos positivos e negativos de cada um. Depois disso, os candidatos mais adequados às vagas são selecionados e, por fim, são elaborados relatórios a serem enviados para as agências de viagens.

“O processo seletivo é realizado em 30 dias e de maneira bastante democrática. A divulgação é feita junto às universidades e colégios técnicos que tenham o curso de Turismo na grade, sem que haja qualquer tipo de prioridade quanto à escolha do estabelecimento de ensino. Entretanto, o que percebemos ao longo do tempo é que há uma elevada aderência de estudantes do curso técnico às necessidades das agências de viagens”, pontua Raquel.

Vantagens

O Programa de Capacitação de Profissionais garante o preparo de colaboradores com perfil comportamental alinhado às expectativas do setor de viagens e turismo a partir de um custo inferior ao que as agências teriam se o fizessem individualmente.

Além disso, traz como benefícios o fato de que a iniciativa seleciona pessoas com potencial e com real interesse na área, ajudando a reduzir, ainda, a competição entre as empresas por pessoas qualificadas e experientes e, assim, não onerando a folha de pagamento. “Trata-se, também, de uma ação social, se considerarmos que algumas destas pessoas talvez não tivessem oportunidade de ser inseridas no mercado, uma vez que este é um setor que, frequentemente, espera que haja experiência prévia”, afirma Raquel Patti.

Ministrados na sede da entidade, no Centro da cidade de São Paulo, os treinamentos têm duração de 17 dias.

Capacitações

A ABAV-SP entende que o fortalecimento da indústria de viagens só é possível se os profissionais que integrarem o mercado oferecerem serviços de qualidade aos consumidores, premissa que apenas é alcançada se houver investimento em capacitação.

Por este motivo, a entidade se dedica a promover treinamentos semanais aos agentes de viagens, realizando, em média, 130 cursos todos os anos e capacitando aproximadamente 900 profissionais em temas diversos.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br