Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

33¬ļ F√≥rum Executivo da ABAV-SP incentiva reflex√£o sobre comportamento no ambiente de trabalho

Norteado por um case de sucesso implantado em uma agência de viagens, o evento apontou as diversas maneiras para se minimizar o impacto gerado pelas mudanças organizacionais

A partir do tema ‚ÄúGest√£o de mudan√ßas organizacionais‚ÄĚ, a ABAV-SP reuniu, na manh√£ de hoje (9), na sede da ABAV Nacional, em S√£o Paulo, um grupo de 20 agentes de viagens para promover a 33¬™ edi√ß√£o de seu F√≥rum Executivo. A apresenta√ß√£o de Raquel Patti, coordenadora de Cursos da entidade, e L√ļcia Helena Ferraz, consultora da Qualitas Travel Partner, estimulou nos participantes a reflex√£o a respeito da qualidade do trabalho desenvolvido pela empresa em que cada um atua.

‚ÄúH√° algo que se possa fazer diferente? Quais s√£o as suas expectativas em rela√ß√£o √† sua ag√™ncia? Como √© o comportamento das pessoas que integram a equipe e o seu comportamento em rela√ß√£o a elas?‚ÄĚ foram alguns dos questionamentos provocados pelas palestrantes, que afirmaram que mudar √© um processo que come√ßa com uma vis√£o de futuro e que s√≥ √© atingido quando existe vontade e disposi√ß√£o para se alcan√ßar os resultados por meio das a√ß√Ķes corretas.

Sob o ponto de vista das profissionais, é essencial que, após optar pela execução de determinada meta, haja planejamento por parte dos líderes para que qualquer tipo de impacto à equipe seja minimizado, o que inclui desde uma simples mudança de endereço até um complexo processo de fusão ou mesmo a promoção de funcionários e a contratação de colaborador externo para ocupar cargo estratégico, por exemplo.

Com base neste cen√°rio, Raquel e L√ļcia explicaram as diversas etapas do per√≠odo que identificaram como ‚Äúciclo da mudan√ßa‚ÄĚ: nega√ß√£o, raiva, negocia√ß√£o, aceita√ß√£o do inevit√°vel, explora√ß√£o das possibilidades e integra√ß√£o, fases que demandam energia e tempo por parte da equipe no que concerne √† adapta√ß√£o √† nova realidade.

‚ÄúH√° grande resist√™ncia em mudar, principalmente por conta da zona de conforto em que nos acomodamos‚ÄĚ, disse L√ļcia. Questionados sobre qual consideram ser o aspecto mais cr√≠tico da gest√£o de mudan√ßas, os participantes citaram, entre outros t√≥picos, a apresenta√ß√£o das mudan√ßas em si, a rea√ß√£o das pessoas envolvidas, a compreens√£o sobre onde se quer chegar e o que est√° sendo proposto e o medo do desconhecido.

Embasadas em um case implantado em uma ag√™ncia de viagens, as palestrantes falaram sobre os motivos que mais levam √† procura por uma consultoria, dentre os quais se destacam m√° qualidade de vida no trabalho, insatisfa√ß√£o por parte da equipe e diretoria, falta de compromisso dos colaboradores, contrata√ß√Ķes inadequadas e baixa produtividade.

O processo de mudança tem início quando a diretoria toma a decisão de compreender em maior profundidade o que está acontecendo na empresa, averiguando a origem dos problemas através de uma pesquisa de clima organizacional, realizada a partir de uma conversa franca com todos os integrantes da equipe.

Logo ap√≥s, os resultados do diagn√≥stico √© apresentado √† diretoria e √† equipe, juntamente com as sugest√Ķes de a√ß√Ķes de melhoria, em um plano que prev√™ a defini√ß√£o de pap√©is, responsabilidades, log√≠stica do processo e o cronograma. as a√ß√Ķes podem englobar a cria√ß√£o de uma frente de comunica√ß√£o, de gest√£o de pessoas e de desenvolvimento de lideran√ßa, com etapas de acompanhamento, feedback e mensura√ß√£o dos resultados obtidos. Por fim, o principal objetivo passa a ser a integra√ß√£o de todos os funcion√°rios.

Com a presen√ßa de William P√©rico e Edmar Bull, presidente e vice-presidente da ABAV-SP, respectivamente, o evento foi finalizado com o agendamento pr√©vio do 34¬ļ F√≥rum Executivo para o dia 14 de maio.

Clique aqui para conferir a galeria de imagens.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br