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ABAV-SP reitera import√Ęncia do planejamento estrat√©gico durante F√≥rum Executivo

Evento chegou à 32ª edição e reuniu mais de 20 agentes de viagens

Com um discurso de agradecimento do presidente William P√©rico, a ABAV-SP deu in√≠cio √† 32¬™ edi√ß√£o de seu F√≥rum Executivo, realizado na manh√£ de ontem (12) na sede da ABAV Nacional. A convite da entidade paulistana, L√ļcio Oliveira, graduado em Jornalismo e com ampla experi√™ncia no mercado de viagens corporativas, discorreu sobre os diversos fatores que contribuem para a longevidade de uma empresa, associando-os com a experi√™ncia profissional adquirida nos Estados Unidos, onde se especializou em Neg√≥cios.

Depois de questionar os presentes a respeito da satisfa√ß√£o com o pr√≥prio neg√≥cio e as expectativas para os pr√≥ximos cinco anos, Oliveira resumiu o que considera a chave do sucesso. ‚Äú√Č preciso ter vis√£o e saber onde se quer chegar‚ÄĚ, afirmou. Intimamente relacionadas, diferenciou estrat√©gia (onde se quer chegar) de t√°tica (como determinada meta ser√° atingida) e abordou a import√Ęncia de se trabalhar com um planejamento estrat√©gico eficiente.

De acordo com ele, toda empresa precisa ter sua ‚Äúmiss√£o‚ÄĚ bem definida, o que deve refletir tudo aquilo em que a organiza√ß√£o acredita. Saber identificar amea√ßas e oportunidades, fazer uma avalia√ß√£o do micro e do macroambiente, visualizar o potencial e os desafios a serem vencidos, definir objetivos e mercado-alvo, elaborar t√°ticas e controlar os resultados tamb√©m figuram como etapas do processo.

Oliveira ainda disse aos mais de 20 agentes de viagens presentes que, em sua concep√ß√£o, o marketing deveria contar com mais quatro ‚ÄúP‚Äôs‚ÄĚ, al√©m dos quatro j√° mundialmente conhecidos (pre√ßo, produto, pra√ßa e propaganda): promo√ß√£o e vendas, pessoas, processo e p√≥s-venda, este √ļltimo considerado um verdadeiro diferencial competitivo.

O palestrante mencionou, igualmente, os principais riscos enfrentados pelas ag√™ncias de viagens, tais como inadimpl√™ncia e desencaixe, e a import√Ęncia de analisar as vendas, receita bruta, despesas e lucro (bruto e l√≠quido) registrados pela organiza√ß√£o, reiterando os benef√≠cios de focar na efici√™ncia, seja no tocante √† produtividade individual e geral, √† qualidade e satisfa√ß√£o de clientes e colaboradores e √† precifica√ß√£o.

Apesar de adepto da realiza√ß√£o de planejamentos, Oliveira ressaltou tamb√©m o papel do operacional da empresa. ‚ÄúAcredito que deve haver 30% de planejamento e 70% de execu√ß√£o‚ÄĚ, declarou. O F√≥rum foi finalizado com a apresenta√ß√£o de uma pesquisa realizada pela Institui√ß√£o Dom Cabral, que apontou as caracter√≠sticas das empresas que conseguiram se manter no mercado entre 1973 e 2006. S√£o elas: sucess√£o nos n√≠veis de gest√£o, crescimento cont√≠nuo e a habilidade de antever o futuro.

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