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Arquivo | Turismo

Advogados comandam 28ª edição do Fórum Executivo da Abav/SP e discorrem sobre gerenciamento de crise

Evento abriu espaço para agentes associados à entidade debateram sobre como proceder em caso de falência de fornecedores

Cerca de 20 agentes de viagens associados à Abav/SP estiveram presentes na última edição do Fórum Executivo da entidade, realizado na manhã de hoje (6) na sala de reuniões da ABAV Nacional, na região central da capital paulista.

Sob o tema “Falências de fornecedores: impactos nas agências de turismo e gerenciamento de riscos”, os participantes discutiram por quase duas horas as diversas dificuldades às quais o setor está sujeito, especialmente no que tange à vulnerabilidade que permeia o relacionamento entre uma agência e seus fornecedores.

Aliando a experiência de Marcelo Oliveira, consultor jurídico da ABAV, e dos advogados Rodrigo Valverde e Mateus Roquim, do escritório R.S. Valverde Advogados, o evento relembrou uma série de casos que prejudicaram o bom funcionamento do setor, tais como a crise que eclodiu recentemente no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e a falência da Pluna Linhas Aéreas e da companhia aérea Mexicana de Aviación, apontando a fragilidade das agências nestas situações, especialmente por conta da responsabilidade solidária, que as responsabiliza pelos empecilhos que o passageiro enfrenta, mesmo que causados por outras empresas.

Os palestrantes mencionaram a criação de um Comitê de Crise, avaliação dos impactos da falência do fornecedor, comunicação com clientes, treinamento do SAC e definição de políticas de acordo como possíveis maneiras de uma empresa gerenciar problemas. Seguindo tendências já consolidadas em países como Canadá e Portugal, a adoção de um fundo de recursos para pagamentos considerados “extraordinários” também foi apontada como uma boa alternativa para que uma agência consiga garantir a indenização e o reembolso de seus consumidores quando necessário.

Durante o Fórum, os advogados também reiteraram a importância do Projeto de Lei 5.120/2001, que visa à regulamentação das atividades desempenhadas pelas agências de turismo, e reforçaram o esforço da ABAV em batalhar pela sua aprovação, em tramitação há 11 anos e cujo objetivo é tornar as agências responsáveis pela prestação de seus próprios serviços, isentando-as de quaisquer problemas causados por terceiros.

A escolha deste tema, anteriormente abordado durante a ABAV 2012 – A Feira de Turismo das Américas, teve como objetivo mostrar aos associados da Abav/SP que, apesar de muitas vezes as consequências serem inevitáveis, uma crise pode, sim, ser gerenciada com sucesso e, ao mesmo tempo, prezar pelo bom atendimento ao consumidor.

Clique aqui para conferir a galeria de imagens.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
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