Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Agentes de viagens debatem sobre uso de mídias sociais durante Fórum Executivo da Abav/SP

Realizado hoje (16), evento colocou as ferramentas oferecidas pela internet em pauta e trouxe especialista no segmento para discorrer sobre as vantagens que seu uso podem trazer para o setor

Se a internet era motivo de polêmica entre os profissionais que atuam na área de turismo, a manhã de hoje (16) foi especial para os agentes de viagens que desejam enxergar na rede diferentes maneiras de expandir negócios e prospectar clientes. Comandado por Luciana Caran, graduada em Publicidade e Hotelaria, o Fórum Executivo da Abav/SP completou sua 27ª edição abordando o universo online que permeia o setor.

Fundadora da primeira ag√™ncia de viagens virtual do Brasil, a executiva iniciou o evento definindo o que, exatamente, s√£o redes sociais. Sob seu ponto de vista, n√£o passam de conversas, que remontam h√° milhares de anos e que s√£o compostas por pessoas e organiza√ß√Ķes, pautadas por valores, interesses e objetivos comuns. Ferramentas como Facebook, Twitter e Orkut s√£o frequentemente inclu√≠das neste grupo, apesar de, na verdade, consistirem em plataformas nas quais estas redes acontecem.

M√≠dias sociais, por outro lado, correspondem a todo o conte√ļdo produzido de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos, tais como compartilhamento de fotos e os textos que comp√Ķem os blogs, por exemplo. Segundo Luciana, a integra√ß√£o oferecida por estas ferramentas √© fruto da evolu√ß√£o de mercado, que migrou da economia de massa para a economia de nichos, na qual a personaliza√ß√£o dos produtos e servi√ßos √© uma das caracter√≠sticas mais marcantes.

A palestrante ainda discursou sobre o processo incessante pelo qual os pr√≥prios consumidores v√™m passando: hoje, n√£o apenas as crian√ßas t√™m acesso completo √†s inova√ß√Ķes tecnol√≥gicas, como, tamb√©m, o perfil do usu√°rio mudou, tornando-o apto a produzir uma s√©rie de conte√ļdos a serem postados na internet, como m√ļsicas e filmes, e criando, por consequ√™ncia, a chamada Gera√ß√£o C, norteada pelos princ√≠pios de criatividade, competi√ß√£o, colabora√ß√£o, comunica√ß√£o e cria√ß√£o. ‚ÄúAtualmente, o ser humano tem poder de reclamar para o mundo, o que exige de n√≥s o trabalho mais transparente poss√≠vel‚ÄĚ, afirma.

Durante a palestra, Luciana apontou o crescimento que a internet vem atingindo em √Ęmbito nacional. O acesso √† rede por meio de tablets dobrou entre 2011 e 2012 (11%), enquanto o uso por aparelhos celulares subiu de 44 para 56%. Aproximadamente 28,3% dos brasileiros utilizam a internet mais de 40 horas por semana e apenas 8,3 % navegam por menos de 5 horas. As pesquisas tamb√©m indicam que o Facebook lidera a prefer√™ncia brasileira: 94,5% da popula√ß√£o t√™m perfil na ferramenta e 84% s√£o usu√°rios ativos. ‚ÄúA partir desta realidade, o que n√≥s mais aproveitamos da internet √© a viraliza√ß√£o‚ÄĚ, pontua Luciana, cuja experi√™ncia com m√≠dias sociais j√° a colocou √† frente de campanhas como a Turismo Week.

O tema do F√≥rum vai ao encontro da proposta da ABAV Nacional, que se comprometeu a promover, durante a ABAV ‚Äď A Feira de Turismo das Am√©ricas, que ser√° realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, no Riocentro (RJ), o 1¬ļ Encontro de Blogueiros de Viagens & Turismo, cujo objetivo √© abordar a import√Ęncia que os blogs conquistaram em todo o mundo e sua influ√™ncia no setor. O evento, que reunir√° 52 pa√≠ses, tamb√©m ter√° uma palestra sobre m√≠dias sociais, que ter√° a participa√ß√£o in√©dita de um executivo do Google.

Clique aqui para conferir a galeria de imagens.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br