Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

PROAGÊNCIA

PROAGÊNCIA entrega estudo inédito sobre a visão geral da competitividade do setor de agenciamento de viagens

Através da pesquisa Matriz de Competitividade realizada com gestores das agências de viagens, o Proagência II, uma parceria da ABAV com o SEBRAE, com o apoio técnico da Fundação Getulio Vargas, apresenta a Análise Geral da Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens Brasileiro, um estudo inédito sobre a visão geral da competitividade do mercado.

‚ÄúSeu objetivo primordial foi gerar um diagn√≥stico completo da competitividade das ag√™ncias de todo o Brasil e que ser√° fundamental √†s Abavs e SEBRAEs na gera√ß√£o de a√ß√Ķes de capacita√ß√£o e aprimoramento profissional mais direcionadas √†s necessidades espec√≠ficas de cada mercado‚ÄĚ, explicou o diretor do Iccabav/Proag√™ncia, Antonio Azevedo.

A pesquisa foi aplicada por meio de um question√°rio online dispon√≠vel nos portais da ABAV (www.abav.com.br) e SEBRAE (www.sebrae.com.br) no per√≠odo de 01 de maio a 03 de junho e obteve um total de 967 empresas respondentes. Os dados a seguir resumem as principais informa√ß√Ķes das caracter√≠sticas da amostra, relativos ao tipo de empresas que participaram da pesquisa, ao tempo em que as ag√™ncias de viagens j√° est√£o em opera√ß√£o e √† quantidade de funcion√°rios que empregam.



Os resultados da pesquisa apontaram para um cenário de amadurecimento da competitividade das agências de viagens nacionais, o que demonstra que essas empresas estão aproveitando as oportunidades que se apresentam para a atividade no país.

As empresas do setor também já perceberam que necessitam se desenvolver e aumentar sua competitividade para poderem contribuir de maneira definitiva para solidificar o desenvolvimento do turismo no Brasil, com foco no médio e no longo prazo.

‚ÄúEste √© um trabalho inovador, do SEBRAE e da Abav para os agentes de viagens. Sendo a miss√£o do SEBRAE contribuir para o aumento da competitividade dos micro e pequenos neg√≥cios, o resultado deste trabalho vai colaborar para que os empreendedores possam estar cada vez mais preparados para a comercializa√ß√£o dos produtos e servi√ßos, especialmente para a Copa do Mundo de 2014, que acontecer√° em nosso Pa√≠s‚ÄĚ, comenta a gestora do PROAG√äNCIA no SEBRAE Nacional, Val√©ria Barros.

A pesquisa tamb√©m apontou para a import√Ęncia de se trabalhar o desenvolvimento interno da empresa, por meio da qualifica√ß√£o de seus funcion√°rios, da valoriza√ß√£o do processo de aprendizagem organizacional, ou seja, da transfer√™ncia de conhecimento entre as pessoas que trabalham na ag√™ncia de viagem.

O desenvolvimento de plano de marketing integrado ainda √© uma pr√°tica pouco utilizada entre as empresas do setor, que realizam atividades de Promo√ß√£o e Vendas mas ainda de forma espor√°dica. A presen√ßa da empresa em feiras e eventos de turismo, por exemplo, √© geralmente feita pela participa√ß√£o dos funcion√°rios como visitantes, somente um n√ļmero reduzido de empresas j√° participam como expositoras.

Os resultados encontrados para a dimens√£o de Produtos e Servi√ßos demonstrou que as ag√™ncias de viagens, em sua maioria, j√° oferecem aos seus clientes assist√™ncia telef√īnica 24h, seja por meio de siga-me, celular do agente ou por call center. Esse √© um dado positivo que aponta para a preocupa√ß√£o dos empres√°rios em proporcionar seguran√ßa no servi√ßo e produto tur√≠stico oferecido.

Em relação à dimensão de Administração Financeira, percebe-se que as empresas buscam aprimorar suas práticas de gestão financeira, porém, são poucas que já realizam orçamento empresarial com base anual.

O uso da Tecnologia da Informação já é bem difundido entre as agências de viagens, contudo, essa dimensão ainda não é vista como catalisadora de futuros negócios e identificação de oportunidades. Por exemplo, as empresas, na grande maioria, já possuem uma página institucional na internet, mas poucas são as que oferecem a possibilidade e e-commerce.

Para conferir a análise completa, o documento estará disponível nos Portais da ABAV e do SEBRAE.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br