Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Fórum Executivo ABAV-SP

Fórum Executivo ABAV-SP: conquistas importantes em pouco mais de um ano de existência

O Fórum Executivo ABAV-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo), criado em março de 2010, nasceu a partir da visão empreendedora e estratégica de Edmar Bull, atual presidente da entidade, que resolveu desenvolver a ação de benchmarking ao constatar que a maioria das agências de viagens compartilhava os mesmos problemas e entraves.

A atividade de benchmarking, que j√° foi erroneamente traduzida no mercado brasileiro como espionagem industrial, consiste na busca das melhores pr√°ticas de mercado entre empresas do mesmo setor, a fim de desenvolv√™-lo por meio da corre√ß√£o dos problemas comuns e discuss√£o de propostas de melhoria. ‚ÄúEm ess√™ncia, essa √© uma das fun√ß√Ķes primordiais de uma entidade como a ABAV‚ÄĚ, avalia Bull. Por meio de quest√Ķes levantadas de acordo com os interesses e necessidades dos pr√≥prios agentes de viagens participantes do F√≥rum Executivo ABAV-SP tem sido poss√≠vel tra√ßar planos de a√ß√Ķes que contribuem para o incremento do setor. Entre as a√ß√Ķes de destaque que resultam dessas discuss√Ķes est√£o:

- Programa de Formação de Profissionais para Agências de Viagens:

O programa visa capacitar, para atua√ß√£o nas ag√™ncias, estudantes de Turismo e √°reas correlatas que ainda n√£o tenham experi√™ncia nesse mercado. O processo funciona da seguinte forma: a ag√™ncia de viagens, ap√≥s inscri√ß√£o no Programa ancorado pela ABAV-SP, apresenta o n√ļmero de profissionais requeridos em seus estabelecimentos. A partir de ent√£o, come√ßa o processo de recrutamento dos candidatos, tendo o perfil comportamental como principal crit√©rio de avalia√ß√£o. Ap√≥s a sele√ß√£o, o estudante √© submetido a 90 horas de treinamentos, divididas entre presencial e online, que o prepara para iniciar atividades nas ag√™ncias. V√°rios estudantes recrutados, selecionados, treinados e atualmente empregados, assim como os respectivos empres√°rios beneficiados pelo Programa de Forma√ß√£o de Profissionais para Ag√™ncias de Viagens, est√£o √† disposi√ß√£o da imprensa para dar seus depoimentos. At√© o momento, o programa teve tr√™s edi√ß√Ķes bem sucedidas, e prepara-se para a quarta, que j√° tem metade das vagas preenchidas.

- Programa de Gestão Organizacional Para Agências de Viagens:

Desenvolvido em parceria com a NV Consultoria, o projeto visa o desenvolvimento dos conceitos e pr√°ticas da Norma NBR ISO 9001:2008 nas pequenas e m√©dias ag√™ncias de viagens. Tem como objetivo capacitar as organiza√ß√Ķes e incentivar a melhora cont√≠nua de seus processos, servi√ßos e produtos. Os benef√≠cios gerados pelo Programa, lan√ßado com pioneirismo pela ABAV-SP, contemplam, al√©m do fortalecimento do relacionamento com fornecedores e clientes, o aumento da motiva√ß√£o e capacita√ß√£o dos envolvidos nos processos; a formata√ß√£o e padroniza√ß√£o de processos e gera√ß√£o de maior credibilidade da organiza√ß√£o nacional e internacionalmente. O primeiro m√≥dulo, com in√≠cio em mar√ßo de 2011, terminou no √ļltimo m√™s de julho alcan√ßando resultados exemplares, uma vez que todas as ag√™ncias de viagens participantes foram aprovadas com sucesso. Carlos Noronha, diretor da NV Consultoria, comenta: ‚ÄúA decis√£o de lan√ßar o programa surgiu durante o F√≥rum Executivo da ABAV-SP, quando foram identificados os problemas hoje enfrentados pelo setor de viagens, que v√£o desde a falta de qualifica√ß√£o profissional at√© a baixa rentabilidade‚ÄĚ.

- Comitê de Fornecedores:

O Comit√™ de Fornecedores foi outra iniciativa de sucesso resultante do F√≥rum Executivo ABAV-SP. Ele foi criado com a finalidade de avaliar as pr√°ticas aplicadas por fornecedores de toda a cadeia produtiva, incluindo: redes hoteleiras, hot√©is independentes, empresas a√©reas, operadoras de turismo, consolidadoras, locadoras de autom√≥veis e fornecedores de tecnologia, entre outros. Com a presen√ßa de cinco executivos por reuni√£o, o Comit√™ de Fornecedores tem como ponto principal a uni√£o e o comprometimento dos empres√°rios para levantar quest√Ķes e sugerir solu√ß√Ķes aos problemas apresentados. Ao compartilhar dificuldades que s√£o comuns a todos, torna-se poss√≠vel propor a√ß√Ķes para que as ag√™ncias busquem solu√ß√Ķes junto √†s empresas, mobilizando associa√ß√Ķes e o mercado em geral. Lucia Helena Ferraz, coordenadora do Comit√™ de Fornecedores criado a partir do F√≥rum Executivo ABAV-SP, garante: ‚ÄúO apoio da ABAV-SP e a participa√ß√£o de seus membros no Comit√™ de Fornecedores fortalecem a busca dos agentes pelas melhores pr√°ticas‚ÄĚ.

O F√≥rum j√° contou com 14 edi√ß√Ķes e tem mais quatro mensais programadas para at√© o final do ano. Participam dele 25 ag√™ncias, reunido m√©dia de 20 pessoas por evento.

‚ÄúDe fato e de direito, a ABAV-SP exerce suas atribui√ß√Ķes associativas, cada vez mais pr√≥ximas do atendimento √†s necessidades e, por vezes, superando as expectativas das associadas. Afinal, a for√ßa da entidade est√° alicer√ßada na mobiliza√ß√£o e organiza√ß√£o das associadas‚ÄĚ, conclui o presidente da ABAV-SP.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br