Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Matriz da Competitividade é lançada nacionalmente

A partir de hoje, os agentes de viagens de todo o Pa√≠s t√™m √† sua disposi√ß√£o uma importante ferramenta: a Matriz da Competitividade do Setor de Agenciamento Tur√≠stico, projeto idealizado pelo PROAG√äNCIA II ‚Äď parceria entre Abav Nacional e SEBRAE Nacional -, e executado pela Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas. Nela, atrav√©s de um question√°rio online dispon√≠vel nos portais da Abav e SEBRAE, o gestor da ag√™ncia de viagens responde a diversas perguntas sobre o processo de gest√£o da empresa e, desta forma, contribui para a cria√ß√£o de um diagn√≥stico do setor.

‚ÄúTrata-se de uma ferramenta inovadora e pioneira entre os segmentos empresariais do turismo que pretende identificar o n√≠vel de competitividade do setor de agenciamento de viagens no Brasil, contribuindo para o planejamento estrat√©gico e operacional das empresas e para o direcionamento de futuras a√ß√Ķes de capacita√ß√£o e apoio aos empres√°rios por parte das Abav‚Äôs e SEBRAE‚Äôs‚ÄĚ, afirma o diretor do ICCABAV/PROAG√äNCIA, Antonio Azevedo, acrescentando que o programa tem como base uma metodologia internacional.

O question√°rio √© realizado de acordo com sete diferentes dimens√Ķes que compreendem a realidade das ag√™ncias de viagens: Promo√ß√£o e Vendas; Produtos e Servi√ßos; Administra√ß√£o Financeira; Recursos Humanos; Planejamento e Gest√£o Estrat√©gicos; Tecnologia da Informa√ß√£o e Processos de Aprendizagem. Al√©m disso, a matriz considera quatro n√≠veis crescentes de competitividade: N√≠vel 1 ‚Äď B√°sico; N√≠vel 2 ‚Äď Intermedi√°rio; N√≠vel 3 ‚Äď Avan√ßado e N√≠vel 4 ‚Äď Vantagem competitiva.

‚ÄúComo resultado, o empreendedor ter√° em suas m√£os, ao fim da execu√ß√£o da Matriz em todo o Brasil, uma avalia√ß√£o detalhada do seu n√≠vel de competitividade seguida de um quadro comparativo de todo o mercado e diversas orienta√ß√Ķes para que possa aprimorar seus neg√≥cios e aumentar sua competitividade‚ÄĚ, explica o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, acrescentando que esta primeira edi√ß√£o da matriz ter√° dois focos principais: ag√™ncias emissivas e receptivas.

A coordenadora Nacional de Projetos de Turismo do SEBRAE Nacional, Val√©ria Barros, destaca que a Matriz funcionar√° como um term√īmetro que nortear√° as empresas quanto ao n√≠vel de competitividade de seus neg√≥cios e, por isso √© imprescind√≠vel que a mesma seja preenchida pelo propriet√°rio, gestor ou o respons√°vel pela empresa.

‚ÄúO preenchimento da Matriz requer um conhecimento profundo sobre as diversas √°reas da ag√™ncia de viagens e tamb√©m dedica√ß√£o e tempo, pois o ideal √© que o question√°rio seja respondido uma √ļnica vez‚ÄĚ, enfatiza Val√©ria Barros.

A pesquisa ficará disponível até o dia 31 de maio e pode ser acessada através dos links www.abav.com.br e www.sebrae.com.br.

Informa√ß√Ķes e instru√ß√Ķes de preenchimento atrav√©s do telefone (21) 3799-5496 ou do E-mail pesquisa.proagencia@fgv.br

O que é o PROAGÊNCIA:

O Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Opera√ß√Ķes Tur√≠sticas (PROAG√äNCIA), √© resultado de uma parceria entre a Associa√ß√£o Brasileira de Ag√™ncias de Viagens (ABAV Nacional) e o Servi√ßo Brasileiro de Apoio √†s Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional). O objetivo √© ampliar a competitividade e a capacidade de gera√ß√£o de receitas das micro e pequenas Ag√™ncias de Viagens, incluindo as que se dedicam ao turismo receptivo, promovendo a educa√ß√£o empreendedora e a cultura de coopera√ß√£o como uma das a√ß√Ķes que constituem prioridade estrat√©gica.

Com uma capilaridade que abrange todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, o PROAGÊNCIA deseja tornar o setor turístico mais eficiente, forte e unido, incrementando-o de tal forma que venha a elevar o nível de competitividade do mesmo nacionalmente.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br