Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Matriz da Competitividade é lançada nacionalmente

A partir de hoje, os agentes de viagens de todo o País têm à sua disposição uma importante ferramenta: a Matriz da Competitividade do Setor de Agenciamento Turístico, projeto idealizado pelo PROAGÊNCIA II – parceria entre Abav Nacional e SEBRAE Nacional -, e executado pela Fundação Getúlio Vargas. Nela, através de um questionário online disponível nos portais da Abav e SEBRAE, o gestor da agência de viagens responde a diversas perguntas sobre o processo de gestão da empresa e, desta forma, contribui para a criação de um diagnóstico do setor.

“Trata-se de uma ferramenta inovadora e pioneira entre os segmentos empresariais do turismo que pretende identificar o nível de competitividade do setor de agenciamento de viagens no Brasil, contribuindo para o planejamento estratégico e operacional das empresas e para o direcionamento de futuras ações de capacitação e apoio aos empresários por parte das Abav’s e SEBRAE’s”, afirma o diretor do ICCABAV/PROAGÊNCIA, Antonio Azevedo, acrescentando que o programa tem como base uma metodologia internacional.

O questionário é realizado de acordo com sete diferentes dimensões que compreendem a realidade das agências de viagens: Promoção e Vendas; Produtos e Serviços; Administração Financeira; Recursos Humanos; Planejamento e Gestão Estratégicos; Tecnologia da Informação e Processos de Aprendizagem. Além disso, a matriz considera quatro níveis crescentes de competitividade: Nível 1 – Básico; Nível 2 – Intermediário; Nível 3 – Avançado e Nível 4 – Vantagem competitiva.

“Como resultado, o empreendedor terá em suas mãos, ao fim da execução da Matriz em todo o Brasil, uma avaliação detalhada do seu nível de competitividade seguida de um quadro comparativo de todo o mercado e diversas orientações para que possa aprimorar seus negócios e aumentar sua competitividade”, explica o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, acrescentando que esta primeira edição da matriz terá dois focos principais: agências emissivas e receptivas.

A coordenadora Nacional de Projetos de Turismo do SEBRAE Nacional, Valéria Barros, destaca que a Matriz funcionará como um termômetro que norteará as empresas quanto ao nível de competitividade de seus negócios e, por isso é imprescindível que a mesma seja preenchida pelo proprietário, gestor ou o responsável pela empresa.

“O preenchimento da Matriz requer um conhecimento profundo sobre as diversas áreas da agência de viagens e também dedicação e tempo, pois o ideal é que o questionário seja respondido uma única vez”, enfatiza Valéria Barros.

A pesquisa ficará disponível até o dia 31 de maio e pode ser acessada através dos links www.abav.com.br e www.sebrae.com.br.

Informações e instruções de preenchimento através do telefone (21) 3799-5496 ou do E-mail pesquisa.proagencia@fgv.br

O que é o PROAGÊNCIA:

O Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas (PROAGÊNCIA), é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional). O objetivo é ampliar a competitividade e a capacidade de geração de receitas das micro e pequenas Agências de Viagens, incluindo as que se dedicam ao turismo receptivo, promovendo a educação empreendedora e a cultura de cooperação como uma das ações que constituem prioridade estratégica.

Com uma capilaridade que abrange todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, o PROAGÊNCIA deseja tornar o setor turístico mais eficiente, forte e unido, incrementando-o de tal forma que venha a elevar o nível de competitividade do mesmo nacionalmente.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br