Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Programa de Formação de Profissionais da ABAV-SP

A Associa√ß√£o Brasileira de Ag√™ncias de Viagens ‚Äď ABAV-SP lan√ßa a segunda etapa do ‚ÄúPrograma de Forma√ß√£o de Profissionais‚ÄĚ, concebido para atender a premente necessidade das ag√™ncias que demandam reduzir custos operacionais no processo de recrutamento, sele√ß√£o e treinamento. ‚ÄúCom todas as mudan√ßas que exercem impacto no perfil da m√£o-de-obra, criamos um servi√ßo qualificado e capaz de proporcionar um importante benef√≠cio √†s nossas associadas‚ÄĚ, resume o presidente da entidade, Edmar Bull. As ag√™ncias de viagens interessadas devem entrar em contato atrav√©s do e-mail coordena.cursos@abavsp.com.br.

Utilizando os conhecimentos t√©cnicos da consultora Raquel Patti, que √© p√≥s-graduada em Gest√£o Estrat√©gica de Pessoas pelo Mackenzie e possui mais de 12 anos de experi√™ncia na √°rea, atuando em diversos ramos de atividade e, a partir de 2006, dedicada ao setor de Turismo, a ABAV-SP deu forte impulso ao CICtur ‚Äď Calend√°rio Integrado de Cursos de Turismo. ‚ÄúCom o suporte da estrutura associativa, passei a customizar, semestralmente, durante dois anos, o cronograma de cursos oferecidos pela entidade, atendendo demandas previamente identificadas. Ao longo desse processo, identificamos a necessidade e a oportunidade de desenvolvermos novos profissionais para o mercado de turismo‚ÄĚ, conta Patti, Coordenadora de Cursos, Treinamentos, Palestras e Projetos relacionados ao desenvolvimento de pessoas na ABAV-SP.

A primeira turma participante do ‚ÄúPrograma de Forma√ß√£o de Profissionais‚ÄĚ, em julho desse ano (2010), buscou alinhar, junto √†s ag√™ncias de viagens associadas interessadas no servi√ßo, o perfil de profissionais de futuro, em termos t√©cnicos e comportamentais, √† prospec√ß√£o dos candidatos nas universidades e nos col√©gios t√©cnicos que possuem cursos de Turismo ou √°reas correlatas. ‚ÄúNa abordagem dos coordenadores pedag√≥gicos definimos os crit√©rios que devem prevalecer na indica√ß√£o de estudantes, priorizando o interesse em se desenvolverem dentro do trade tur√≠stico, com √™nfase no agenciamento de viagens‚ÄĚ, explica Patti.

Os processos seletivos s√£o compostos ainda por din√Ęmicas de grupo, testes de conhecimento de idiomas, dom√≠nio da l√≠ngua portuguesa, interpreta√ß√£o de texto e entrevista comportamental. Os candidatos pr√©-selecionados s√£o encaminhados para entrevista com o cliente ag√™ncia, para que possa ser tomada a decis√£o final. Posteriormente a isso, cada um dos selecionados participam de 90 horas de imers√£o em treinamentos com tem√°tica t√©cnica, comportamental e de contextualiza√ß√£o em rela√ß√£o ao mercado e √†s tend√™ncias, ministrados por profissionais reconhecidos e renomados, por 15 dias. Somente ap√≥s esse per√≠odo os profissionais rec√©m-contratados v√£o para as ag√™ncias, onde s√£o acompanhados pelo gerente respons√°vel e que tem o compromisso de garantir seu desenvolvimento profissional. Nos primeiros seis meses, o Programa realiza um acompanhamento bimestral, envolvendo al√©m dos novos colaboradores a pr√≥pria ger√™ncia, para avaliar desempenho e satisfa√ß√£o das pessoas em rela√ß√£o √† empresa e ao trabalho em si.

‚ÄúA primeira turma garantiu pleno atendimento √†s necessidades dos contratados e dos contratantes, sendo que todos os candidatos selecionados permanecem motivados e vinculados √†s respectivas ag√™ncias gerando resultados. Por isso decidimos dar continuidade‚ÄĚ, comemora Bull. Um dos fatores de sucesso atribu√≠dos ao Programa √© se preocupar muito mais com o comportamento e com o potencial e interesse dos futuros profissionais; uma vez que uma das premissas b√°sicas para os processos seletivos √© que os candidatos n√£o tenham experi√™ncia pr√©via no segmento de Turismo. ‚ÄúDesejamos desenvolver novos profissionais para o mercado‚ÄĚ, explica Bull.

Sob a √≥tica dos estudantes contratados a satisfa√ß√£o decorre da oportunidade de ampliarem e associarem o conhecimento pr√°tico com a sua forma√ß√£o acad√™mica. ‚ÄúSinto-me muito satisfeita por contribuir com a ABAV-SP, que atua como elo entre o mercado de trabalho, carente de bons profissionais, e os estudantes que, cheios de sonhos, nem sempre reconhecem o caminho a seguir com sua forma√ß√£o acad√™mica‚ÄĚ, conclui, Patti.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br