Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

BAV-2010 “O agente é peça fundamental para o turismo”, diz Barreto

Opinião do ministro do Turismo é compartilhada por outras autoridades que participaram hoje da solenidade de abertura da Feira das Américas - ABAV 2010

Durante a abertura do 38º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010, que está acontecendo no Riocentro, Rio de Janeiro, até sexta-feira (22/10), o ministro do Turismo, Luiz Barreto, enfatizou a relevância dos agentes de viagens para a ampliação do mercado de turismo doméstico. Segundo ele, os agentes formam uma importante cadeia de distribuição dos produtos, que é estratégica para atender a nova classe média.

“O principal desafio do setor para os próximos anos é incorporar esse novo consumidor ao mercado. E o agente é uma peça fundamental”, afirmou, concordando com o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira (Kaká), que anteriormente havia ressaltado a necessidade dos agentes buscarem esse novo cliente. “Vocês precisam saber o perfil desse consumidor, como se comporta, e criar produtos que tenham alcance para ele”, disse.

Em resposta às críticas de Ferreira relativas à atuação das companhias aéreas e à disputa entre ABAV e a IATA Brasil sobre implantação da Travel Agent Service Fee - TASF, o ministro se colocou à disposição da entidade para ajudar na condução das negociações com os órgãos governamentais. “O Kaká está dando o tratamento correto. É uma questão privada, mas poderemos, sim, ajudá-lo no encaminhamento dessas questões”, afirmou.

Turismo doméstico em alta

Barreto se mostrou otimista em relação ao movimento turístico previsto para a alta temporada, que começa em dezembro e vai até o final do Carnaval. Segundo ele, os indicadores apontam para um crescimento acima dos tradicionais 12% que o mercado tem apresentando nos últimos anos. A entrada de turistas internacionais também deverá ter um incremento acima de 10%, chegando a 6 milhões de viajantes.

Para ele, o mercado tem demonstrado sinais de recuperação da crise econômica enfrentada no ano passado. “Estou otimista com a economia e vejo que o turismo terá uma excelente temporada de verão”, comemorou.

“Não há turismo sem agentes de viagens”, diz Cabral

Fazendo coro com o ministro, o governador Sérgio Cabral também destacou a importância da atuação dos agentes de viagens, mostrando apoio ao presidente da ABAV. “Não há turismo sem agente de viagem. Não há tecnologia que substitua este profissional”, afirmou.

Parafraseando o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Cabral ressaltou o momento favorável da economia brasileira para o turismo. “Nunca na história desse País tivemos um mercado tão desenvolvido. O turismo depende de muitos pontos objetivos, mas há variáveis incontroláveis. A estabilidade econômica e o forte mercado doméstico são dois componentes importantes do atual cenário, que ajudam o desenvolvimento do setor”, ressaltou.

Rio: novamente “Cidade Maravilhosa”

O prefeito Eduardo Paes demonstrou a satisfação em ter o Rio de Janeiro mais uma vez como sede da Feira das Américas. Para ele, o evento é uma grande oportunidade de apresentar a cidade ao mercado de turismo. “O Rio está recuperando as características de ‘Cidade Maravilhosa’”, disse, destacando que o município está se empenhando em tratar o turismo de forma profissional, como um negócio.

Segundo Paes, algumas medidas importantes ajudarão a captar novos investimentos do setor para a cidade. Entre elas, ressaltou o lançamento do pacote de incentivos à rede hoteleira, recém aprovado pela Câmara dos Vereadores, que flexibiliza a legislação na área. “Essa iniciativa vai de encontro à linha de financiamento concedida pelo BNDES e repassada pelo MTur para preparar a hotelaria para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.”

Assessoria de Imprensa

Capta Comunicação & Promoções

(61) 3322-4749

Coordenação

Martha Mendes

marthamendes@captaconsult.com.br

61 8181-5671

Atendimento

Brasília

Ana Beatriz Natario

anabia@captaconsult.com.br

61 7811-8892 / 3248-2747

Rio de Janeiro

Ana Stern

anastern@captaconsult.com.br

21 9995-6830 / 3286-4112


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br