Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Central de negócios une Agentes de Viagens

Iniciativa da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o programa Central de Negócios beneficia, em especial, os pequenos agentes de viagens.

A partir do primeiro bimestre de 2010, os micro, pequenos e m√©dios agentes de viagens, assim como os profissionais que trabalham e regime de free lancer, ter√£o a servi√ßo deles mais uma importante ferramenta de neg√≥cios. Trata-se do Programa Central de Neg√≥cios, que, nas diversas regi√Ķes, Brasil afora, pretende ligar em rede coopera√ß√£o comercial, dentro e fora do Pa√≠s, empresas de mesmo perfil de neg√≥cios. O programa, apresentado, na sexta-feira, dia 27/11, em um curso de capacita√ß√£o na ABAV, em S√£o Paulo, est√° previsto no PROAG√äNCIAS II, lan√ßado pela na ABAV 2009 ‚Äď Feira das Am√©ricas, em outubro passado.

‚ÄúA inten√ß√£o √© unir, em cadeia ‚Äď ali√°s, uma realidade na economia moderna, internacionalizada ‚Äď para que, mesmo pequenas e at√© centradas na figura de uma √ļnica pessoa, esses agentes possam ganhar poder de press√£o na negocia√ß√£o com os grandes clientes e parceiros e, por extens√£o, muito mais rentabilidade‚ÄĚ, explica Jos√© Trabulo Jr., consultor da ABAV.

REDE DE COOPERAÇÃO

A Central de Neg√≥cios, 100% aberta √†s sugest√Ķes dos pr√≥prios agentes de viagens quanto √† forma de opera√ß√£o, aspectos comerciais, log√≠sticos, jur√≠dicos e at√© √©ticos, est√° sendo desenhada por uma equipe de consultores especializados. Trabulo Jr. √© um deles, ao lado de C√°ssio dos Santos Oliveira, consultor do Sebrae para a √°rea de Atendimento e Fomento, e Raquel Patti, que coordena, na ABAV/SP, os cursos de capacita√ß√£o profissional.

A id√©ia b√°sica, entretanto, √© juntar grupos de empresas, com mesmo perfil de neg√≥cios, sob uma √ļnica marca (CNPJ), para emprestar personalidade jur√≠dica e comercial aos pequenos agentes e dar e eles maior competitividade. Hoje, sem terem como responder √†s exig√™ncias contratuais dos grandes clientes e parceiros de neg√≥cios (operadoras, companhias a√©reas e redes de hotelaria, inclusive), a maioria acaba exclu√≠da. ‚ÄúNa verdade, o conceito ser√° sempre expresso no plural, pois n√£o se trata de uma √ļnica Central de Neg√≥cios, mas, sim, de v√°rias, com a cara do grupo de empresas que as constitu√≠rem, em cada uma das regi√Ķes‚ÄĚ, explica Trabulo Jr.

MODELOS SOB MEDIDA

‚ÄúNossa expectativa √© de que haja forte ades√£o √† Central de Neg√≥cios, cujo objetivo √© robustecer o setor, fortalecendo cada empresa, isoladamente e no conjunto‚ÄĚ, resume Raquel. O consultor do Sebrae se coloca √† inteira disposi√ß√£o daqueles que quiserem informar-se melhor a respeito do programa. ‚ÄúN√≥s dispomos de modelos de gest√£o sob medida para cada uma das empresas, independentemente do porte e perfil de neg√≥cios, bem como para empreendedores individuais‚ÄĚ, diz Oliveira.

‚ÄúA iniciativa de lan√ßar o programa Central de Neg√≥cios √© a continua√ß√£o natural da a√ß√£o que a ABAV Nacional vem desenvolvendo, nos √ļltimos anos, com a finalidade de capacitar os profissionais do setor em todos os n√≠veis‚ÄĚ, explica o gerente executivo da entidade, Shigueru Tamura. Mas, segundo Trabulo Jr., o programa tamb√©m vai ao encontro da pr√≥pria Lei Complementar 128/08, que alterou o Estatuto das Microempresas de Pequeno Porte, resgatando da informalidade milhares de profissionais aut√īnomos, inclusive, agentes de viagens que trabalham em regime de free lancer.

Ainda desconhecida da maioria dos profissionais aut√īnomos do setor, em S√£o Paulo, a lei foi objeto do curso que, ministrado pelo consultor, est√° percorrendo os 27 estados brasileiros. Muito mais do que os aspectos legais, o consultor est√° levando aos empreendedores individuais modelos de gest√£o capazes de reduzir custos e gerar resultados.

Veja galeria de imagens.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br