Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

ABAV SP capacita guias de turismo pensando na Copa de 2014

A ABAV São Paulo e o Centro Paulo Souza se uniram para promover a capacitação de guias de turismo do estado. O objetivo é certificar profissionais que já têm experiência no mercado, mas não estão oficialmente preparados para atuar no setor.

“O guia de turismo é a única profissão dentro do turismo que é regulamentada e por isso exige certificação. No entanto, há muitos profissionais que atuam no mercado sem essa formação técnica, apesar de já terem total conhecimento e experiência na área. Hoje existem em São Paulo apenas 1.300 guias certificados”, diz o presidente da ABAV São Paulo, Edmar Bull.

O processo de certificação vai acontecer na sede da ABAV, em São Paulo, onde alguns profissionais receberão treinamento sobre ética, códigos de conduta, formas de atuação, questões legais e outros temas. “Vamos focar em assuntos relacionados a comportamento e a conhecimento técnico, já que esses guias possuem experiência no mercado. A idéia é enriquecer suas aptidões. É servir como complemento. Queremos profissionalizar o setor e preparar esses profissionais para os grandes eventos que vão acontecer no Brasil e em São Paulo nos próximos anos, especialmente a Copa de 2014”, acrescenta o presidente da ABAV-SP.

Agências e operadoras terão papel fundamental neste processo. Segundo Edmar Bull, são elas que vão referendar o guia de turismo e indicar quem deve ser priorizado no projeto de capacitação. “Essas empresas já têm sua equipe de guia de turismo formada e por isso podem sugerir alguns nomes para o treinamento”, explica.

A primeira reunião para estreitar as premissas do projeto aconteceu nesta segunda-feira (13), na sede da ABAV, em São Paulo. Participaram do evento o presidente da ABAV-SP, Edmar Bull, o gerente executivo da ABAV-SP, Shigeru Tamura, a coordenadora de Cursos da ABAV-SP, Raquel Patti, a coordenadora de Projeto de Certificação dos Guias de Turismo do Centro Paulo Souza, Esmeralda Serpa, a professora de Legislação do Centro Paulo Souza, Kely Rocha e representantes de três agências de viagens: Terra Nobre, Check Point e Pomptur.

Sobre o Centro Paulo Souza

O Centro Paula Souza iniciou suas atividades em 6 de outubro de 1969. Mas as primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para a criação da instituição aconteceram em 1963, quando surgiu a necessidade de formação profissional para acompanhar a expansão industrial paulista.

A idéia de criar um Centro Estadual voltado para a Educação Tecnológica ganhou consistência quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do Estado de São Paulo, em 1967.

Em outubro de 1969, o governador Abreu Sodré assinou o Decreto-Lei que criou a entidade autárquica destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino Médio e Superior.

O Centro Paula Souza administra 162 Escolas Técnicas (Etecs) e 48 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. As Etecs atendem 142 mil estudantes, aproximadamente, sendo mais de 39 mil no Ensino Médio. No Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 83 habilitações, o número de alunos matriculados ultrapassa 100 mil. Já as Fatecs, abrigam cerca de 32 mil alunos nos 45 cursos Superiores de Graduação.

Para maiores informações ligue no (11) 3223-0555 ou acesse: www.abavsp.com.br


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br