Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Novo seguro para agentes de viagens é visto como um marco para o turismo

Os setores de seguros e de agências de viagens pretendem, juntos, aliviar um peso das costas dos cada vez mais numerosos turistas do país: o risco de ter suas férias prejudicadas por uma prestação de serviço inadequada.

Um acordo que re√ļne a ACE Seguradora, a corretora Interface e a Associa√ß√£o Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-SP) est√° oferecendo √†s ag√™ncias de turismo de todo o Brasil a possibilidade de cobrir sua opera√ß√£o com um seguro que d√° ao turista a garantia de indeniza√ß√Ķes em v√°rias situa√ß√Ķes. Na pr√°tica, a prote√ß√£o √© dirigida ao agente de viagens, que recebe o valor do seguro, caso seja condenado pela justi√ßa a ressarcir o seu cliente, em raz√£o de algo que n√£o saiu como o planejado.

Trata-se de um seguro de responsabilidade civil, que cobre as despesas das ag√™ncias com essas poss√≠veis demandas relacionadas com clientes que enfrentaram problemas em suas viagens. Caso aconte√ßa imprevistos com um cliente de uma ag√™ncia segurada e essa seja responsabilizada civilmente, o √īnus √© absorvido pela ap√≥lice.

O produto, desenhado pela ACE e Interface, est√° sendo distribu√≠do por meio da ABAV-SP, para agentes de viagens de todo o pa√≠s. ‚ÄúEle oferece cobertura para danos materiais, corporais e morais ligados aos servi√ßos contratados no pacote comprado pelo turista‚ÄĚ, explica Roberto Uhl, executivo da ACE respons√°vel pela √°rea de Linhas Financeiras. Ele chama a aten√ß√£o para o fato de que o setor de turismo pode ser vulner√°vel a a√ß√Ķes judiciais em diversos cen√°rios.

Responsabilidade solid√°ria

Segundo M√°rio Gasparini, diretor da Interface, a ag√™ncia de viagens pode responder solidariamente por danos causados por outras empresas que prestam servi√ßos inclu√≠dos no pacote vendido. ‚ÄúPor exemplo, o turista que se sente prejudicado pelo hotel em que ficou hospedado pode processar n√£o somente o hotel, mas tamb√©m a ag√™ncia em que comprou o pacote que inclui a hospedagem‚ÄĚ, diz.

"Este é um setor em que o usuário tem altas expectativas em relação ao serviço prestado. As pessoas costumam esperar um serviço perfeito, especialmente em casos mais sensíveis, como uma viagem de lua-de-mel", exemplifica, ressaltando que há "farta jurisprudência" corroborando esses riscos.

Aumento da exposição

O crescimento do turismo no Brasil também tem ajudado a aumentar a exposição do setor aos riscos cobertos pelo produto da ACE, que incluem, entre outros itens, serviços de hotelaria, acidentes e danos transcorridos durante viagens de turismo que possam ser de responsabilidade das empresas envolvidas no pacote.

A ABAV, criada em 1953, tem bastante tradi√ß√£o no setor e est√° presente em todo o Brasil. Atrav√©s dessa rede de distribui√ß√£o, "a ag√™ncia de turismo poder√° se proteger com um mecanismo efetivo de repara√ß√£o de danos a clientes, com efici√™ncia e prote√ß√£o do patrim√īnio", diz Uhl. Ao mesmo tempo, "o turista receber√° sua indeniza√ß√£o de forma mais r√°pida e com garantia de uma institui√ß√£o s√≥lida como a ACE", acrescenta.

11 mil ag√™ncias de viagens que movimentam R$ 50 bilh√Ķes por ano

As ag√™ncias filiadas √† ABAV-SP ter√£o condi√ß√Ķes especiais de acesso ao seguro da ACE. Edmar Bull, presidente da entidade, informa, citando dados do Minist√©rio do Turismo, que h√° hoje 11 mil ag√™ncias de viagens no pa√≠s, um grupo que movimenta, pelas estimativas da associa√ß√£o, R$ 50 bilh√Ķes por ano. Bull espera que a parceria com a ACE e a Interface acabe revelando quais os tipos de sinistros mais comuns na ind√ļstria, ‚Äúmas √© correto supor que a maioria deve estar relacionada √†s viagens a√©reas, em raz√£o do volume das passagens emitidas‚ÄĚ, diz ele.

Com a cobertura desse seguro, ‚Äúo agente de viagens ser√° beneficiado com os servi√ßos que a ap√≥lice trar√° para seus clientes‚ÄĚ, considera. ‚ÄúNa pr√°tica, modernamente posicionados como consultores de viagens, todos os agentes segurados agregar√£o mais credibilidade √†s suas atividades, enquanto os turistas poder√£o contar com servi√ßos profissionais‚ÄĚ, finaliza.

Edmar Bull classifica a parceria ACE-Interface-Abav como um marco para o setor de turismo. ‚ÄúO produto contribui com a valoriza√ß√£o profissional do setor como um todo‚ÄĚ, afirma.

Sobre a ACE

A ACE, uma das maiores seguradoras do mundo, est√° presente em 50 pa√≠ses e exibe faturamento anual de US$ 17,7 bilh√Ķes. No Brasil, a empresa conta com mais de 4,5 milh√Ķes de clientes e foi considerada a melhor seguradora do mercado pela Academia Nacional de Seguros e Previd√™ncia (ANSP) j√° no seu terceiro ano de atua√ß√£o no pa√≠s, em 2002. Entre 2000 e 2007, a companhia exibiu uma performance de faturamento que saltou de R$ 60 milh√Ķes para R$ 628 milh√Ķes. Este desempenho se deve a uma pol√≠tica administrativa muito respons√°vel, que obteve para a empresa, entre outras conquistas, o posto de melhor sinistralidade do mercado nos √ļltimos tr√™s anos, conforme levantamento da Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas.

Sobre a ABAV-SP

A Associa√ß√£o Brasileira de Ag√™ncias de Viagens de S√£o Paulo, ABAV-SP, entidade empresarial sem fins lucrativos, √© a leg√≠tima defensora dos direitos dos agentes de viagens paulistas. Exerce o papel de porta-voz das reivindica√ß√Ķes da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais. √Č presidida pelo empres√°rio Edmar Bull e est√° sediada √† Av. S√£o Luis, 165 ‚Äď 1¬ļ andar, S√£o Paulo (www.abavsp.com.br). Na defesa dos interesses dos associados, muitas vezes em conjunto com entidades representativas de outros segmentos do "trade", a ABAV-SP conta com o reconhecimento dos agentes de viagens paulistas e de todo o pa√≠s. Angariou e consolidou, ao longo dos anos, o respeito das entidades p√ļblicas e privadas ligadas ao turismo no Brasil e no exterior. Re√ļne, na atualidade, 593 associados, sendo 480 na capital e 113 no interior do estado.

Sobre a Interface

A Interface √© uma consultoria em seguros especializada no desenvolvimento de produtos e na administra√ß√£o de canais de venda por afinidade. Com uma estrutura √°gil e altamente capacitada prov√™ atendimento de qualidade para milhares de segurados em todo o territ√≥rio nacional. Com 20 anos de experi√™ncia dos quais 10 focados no segmento de afinidade, a Interface mat√©m em seu portf√≥lio gigantes como Siemens e Telef√īnica. No segmento de Turismo, atende a ABAV-SP, Agaxtur e Travel Ace. Em 2007 emitiu aproximadamente R$ 15 milh√Ķes em pr√™mios de seguro.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br