Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Breve perfil institucional - Abav-SP

A Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP), entidade empresarial sem fins lucrativos, é a legítima defensora dos direitos dos agentes de viagens paulistas. Exerce o papel de porta-voz das reivindicações da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais. É presidida pelo empresário Marcos Balsamão e está sediada à Av. Dr Vieira de Carvalho nº 115, 8 º andar, São Paulo - www.abavsp.com.br.

Na defesa dos interesses dos associados, muitas vezes em conjunto com entidades representativas de outros segmentos do trade, a Abav-SP conta com o reconhecimento dos agentes de viagens paulistas e de todo o país. Angariou e consolidou, ao longo dos anos, o respeito das entidades públicas e privadas ligadas ao turismo no Brasil e no Exterior. Reúne, na atualidade, 592 associados, sendo 448 na capital e 144 no interior do Estado.

Histórico

Até 1942, em plena II Guerra Mundial, existiam apenas três agências de viagens em São Paulo. No final do conflito, porém, o mundo era outro. Empresas e governos tiveram que se reorientar para sobreviver e crescer num cenário marcado pelas mudanças tecnológicas resultantes dos esforços da guerra.

No Brasil, como em outras economias emergentes, os segmentos econômicos começaram a se organizar. No setor de turismo, essa necessidade de organização se fazia cada vez mais necessária.

Em 28 de dezembro de 1953, uma reunião com 14 agentes de viagens, realizada no Rio de Janeiro, marcou o surgimento da Associação Brasileira de Agências de Viagens. Mas, se o Rio era o centro político e capital federal, São Paulo já se impunha como a locomotiva econômica, concentrando o maior número de indústrias e empresas de serviços do país.

Essa realidade culminou com a instalação da ABAV-SP, delegacia paulista da ABAV Nacional. O fato se deu em reunião na sede da Associação Comercial de São Paulo, no dia 2 de setembro de 1959, com a presença de 40 agências de viagens. No mesmo encontro, o empresário de turismo Modesto Mastrorosa foi eleito primeiro presidente da Abav/SP. Desde então, a entidade se pauta pela busca do aprimoramento.

Veja aqui a relação de ex-presidentes da Abav-SP

Atual diretoria da Abav-SP


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br