Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Recursos Humanos

Piquenique Sustentável

Yiemi Yamashita*

No dia 21 de Abril, sábado, fui fazer algo especial: participar de um Piquenique Sustentável num lugar inédito. Imagine um espaço que fica no Alto da Serra, em Ribeirão Pires, em área de mais de 40 mil m², que há 22 anos era só mato. Quando o casal Zezé e Reinaldo decidiu fazer do lugar um paraíso sustentável, cada pedacinho daquele espaço foi transformado - reconhecendo o que já existia e cultivando novas espécies, até formar um novo ecossistema exuberante.

Tivemos algumas vivências marcantes, como a visita à horta orgânica em que Reinaldo explicou sobre o cultivo sustentável, seus aprendizados em transformar os resíduos produzidos pela própria floresta em compostagem. Conhecemos plantas novas e outras antigas, já esquecidas pelo tempo. O público era composto por todas as idades - de idosos a crianças. Juntos, exploravam com o olhar, o olfato e o paladar as plantas que se descobriam naquela vivência.

Depois fizemos algo inédito, o Banho de Floresta, objeto de estudo de cientistas japoneses, que mediram as diferenças de níveis de hormônios antes e depois de uma pessoa adentrar numa floresta, comprovando os benefícios do contato com a natureza. A trilha é segura e tranquila de se fazer. Disponibilizaram perneiras para evitar risco de algum bicho ou mesmo cobra. Todos os convidados tinham seguro contra acidentes, um cuidado que mostra a preocupação com a segurança.

Reinado é estudioso de plantas e apaixonado por Bromélias. Tem mais de 400 espécies em sua floresta, que esconde surpresas, como os jardins do silêncio, dos segredos e outros achados encantadores, que só vivendo a experiência.

Ah!! Finalmente o piquenique. Chegamos no local e lindas toalhas estendidas na grama verde, contrastando com almofadas vermelhas. Fiz uma breve participação vestida de gueixa, quando apresentei o Mottainai. Depois fomos comer as deliciosas comidinhas naturais contidas nos lindos cestos vermelhos. As famílias se deliciavam com a comida natural e cuidadosamente preparada por Zezé, que estuda e pratica a culinária natural e sustentável. O sabor é tão diferente, mais intenso, menos salgado, um doce especial da natureza.

Vi as famílias comendo ao redor da toalha, conversando e rindo como antigamente, resgatando o convívio com a natureza. Reinando nos explicou sobre a cesta e fizemos um relaxamento guiado, deitados na grama, depois de comer. Sentimos o corpo fazendo a digestão de forma tranquila, bateu aquele soninho gostoso e o cenário era ver as árvores de baixo com o fundo do céu azul. Um instante mágico de plenitude ao lado da família. Poder contemplar com gratidão tudo o que a natureza nos oferece.

Finalizamos com danças circulares, contagiando as crianças que nunca tinham participado de dança de roda com adultos. Vimos os adultos brincando com as crianças ao som de músicas lindas, que resgataram a criança em cada um de nós. E quando tudo acabou, ganhamos um sorvete artesanal de coco com manga, para deixar gravado na memória um piquenique inesquecível.

Agora vamos aos pontos de encantamento

O local é deslumbrante, cada cantinho é um cenário de filme.

Bom gosto em todas as salas e ambientes estruturados para seminários, encontros e festas. Cozinha equipada de forma profissional e o maior cuidado com higiene. Toda a equipe de uniformes limpos e bonitos. Todos muito educados e prestativos.

Tudo apontava para uma nova consciência de sustentabilidade, o café da manhã, o lixo, o banheiro. O fato de os próprios donos apresentarem os espaços, proporcionando as vivências e falando de suas paixões, sensibiliza muito as pessoas.

O Amor! Na verdade, o que mais me encantou foi o Amor que vi ali. Primeiro, no casal Zezé e Reinaldo, que há 22 anos tem dedicado suas vidas e seu dinheiro em construir esse santuário ecológico. O Amor do casal se nota no olhar. Depois, o Amor pela natureza, que foi respeitada, cuidada e nos devolve com sua beleza e harmonia. E, por fim, o Amor da generosidade em compartilhar esse santuário para que mais pessoas possam conhecer e aprender sobre o que é sustentabilidade e o que é uma vida mais equilibrada.

Eu fui com minha família e viver essa experiência com as crianças marcará para sempre a nossa relação com a natureza e com minha própria família. Quero aqui deixar registrada minha gratidão a Zezé e Reinaldo - proprietários e idealizados da Fiori de Luce. Sinceramente, muito sucesso para esse projeto. Um sorriso!

*Tiemi Yamashita é palestrante e desenvolvedora do Mottainai, conceito da cultura japonesa sobre redução do desperdício. Estrategista social que atua em projetos da ONU, MTE e BID


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br