Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Breve perfil institucional - Turismo de Búzios

Búzios

Emancipado em 1995, o município de Armação dos Búzios é um dos destinos mais visitados do litoral do Rio de janeiro e o 5º destino mais procurados do Brasil por turistas estrangeiros. Localizada a 165km da capital (Rio de Janeiro), a cidade possui 69km² de área, onde moradores e turistas convivem em plena harmonia com a diversidade que une o charme da pequena aldeia de pescadores à infraestrutura sofisticada de balneário internacional. Com um clima tropical (a temperatura média é de 24°C), o lugar encantou a atriz francesa Brigitte Bardot, na década de 60, é ideal para quem busca tranquilidade, conforto, contato com a natureza, gastronomia de todos os cantos do mundo e diversão.

Hospitalidade

Das pequenas pousadas aos mais sofisticados hotéis, Armação dos Búzios oferece acomodação para todos os gostos.

A hotelaria buziana é referência em profissionalismo e qualidade, unindo a tradicional hospitalidade da população ao que existe de mais moderno em todo o mundo.

Praias e Ilhas

Búzios possui 23 praias paradisíacas que recebem de um lado correntes marítimas do Equador, e do outro correntes marítimas do pólo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto geladas. Algumas praias são em ilhas buzianas que cercam a península formando um ecossistema perfeito para peixes, corais e aves.

Para os praticantes de mergulho recomenda-se a Ilha da Âncora e as praias da Tartaruga, Azeda e Azedinha. Brava e Geribá são praias de mar mais agitado, próprias do windsurfe é mais presente, garantindo belos visuais. A Praia Olho de Boi é o paraíso dos naturistas. Há opções mais calmas, com piscinas naturais, como Praia do Forno, Praia da Foca, Praia dos Amores, Poças das Tartarugas e Praia da Tartaruga. A Praia dos Ossos é a enseada onde estão algumas das construções mais antigas de Búzios, como a Igreja de Sant’Anna. É também ponto de partida de táxis marítimos, que fazem o transporte de passageiros até outras praias.

Lazer e Diversão

Seja de dia ou à noite, Búzios oferece uma farta opção de lazer e diversão. Além da Rua das Pedras, da Orla Bardot e das praias, Búzios também proporciona aos visitantes várias opções de passeio por terra e por mar. Que tal conhecer as praias de outro ângulo? Através do passeio de escuna é possível percorrer até 12 praias e três ilhas de uma só vez, fazendo, ainda, paradas estratégicas para mergulho.

Para quem busca algo mais rápido e reservado, uma dica é o catamarã, que tem fundo de vidro, de onde pode se observar toda a natureza marinha. À noite, a dica é curtir um dos bares ou casas noturnas, ou, ainda, caminhar e aproveitar a brisa e a luz do luar em qualquer ponto dessa cidade única.

Turismo de Negócios

Além da natureza privilegiada e de ampla oferta de lazer que Búzios oferece aos visitantes, a cidade tem se destacado também no turismo de negócios. Hotéis de alto padrão e outros charmosos espaços do balneário são ideais para a realização de congressos, feiras, conferências e workshops. E o melhor, enquanto os executivos trabalham, a família se diverte com segurança e tranquilidade em opções de lazer para todas as idades!

Rua das Pedras

Pense num lugar que reúna lojas, restaurantes, bares, culturas e idiomas múltiplos e que, apesar de tanta diversidade, seja, ainda, um point para encontrar amigos, bater papo, namorar, conhecer gente interessante... Essa é a Rua das Pedras, um espaço de enorme variedade cultural, e que fica localizado no Centro de Búzios.

Com pouco mais de 600 metros, a rua é um verdadeiro shopping a céu aberto, onde lojas de grifes compartilham espaço com lojas de artesanato local, restaurantes internacionais, bares com música ao vivo, danceterias e exposições de arte numa harmonia impressionante.

Orla Bardot

Inaugurada em 1999, a orla é uma extensão da famosa Rua das Pedras. O nome é uma homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, que descobriu Búzios em 1964, tornando a cidade conhecida no mundo inteiro. Uma estátua de bronze da atriz em tamanho natural é uma das principais atrações do local, que tem decks em madeira, paisagismo com vegetação nativa, calçamento em pedras especiais e bancos para apreciar o pôr do sol mais lindo da cidade. O cenário une a exuberância da natureza, o colorido dos barcos e uma variedade de lojas, restaurantes, bares e casas noturnas.

Gastronomia

A gastronomia é um atrativo à parte em Armação dos Búzios. A cidade conta com centenas de restaurantes, que vão de pequenos espaços administrados por pescadores locais, que oferecem pratos à base de frutos do mar, aos mais sofisticados representantes da culinária internacional com chefes franceses, italianos, japoneses, tailandeses...A variedade de pratos é capaz de revelar sabores e delícias típicas que agradam aos mais exigentes e variados paladares. Sem contas nos quiosques espalhados pela orla das praias, e nas sobremesas incríveis.

Informações Geográficas

Área: 69,287 km

População: 27.560 hab. (IBGE 2011)

Densidade: 408,13 hab. /km²

Altitude: 5 metros

Clima: Tropical

Fuso horário: UTC -3

Indicadores: IDH0,791 PNUD/2000

PIB: R$1.471.343,898 mil IBGE/2008

PIB per capita: R$ 53.115,19 IBGE/2008

Distâncias até Búzios

Rio de Janeiro:165 km

São Paulo:580 km

Brasília: 1.331 km

Belo Horizonte: 625 km

Porto Alegre: 1.736 km

Curitiba 1.035 km

Salvador 1.749 km

Vitória 1.035 km

Cabo Frio 23 km

Macaé: 67 km

Campos 181 km


Mais informações para a imprensa:
Tatiani Costa
Secretaria de Turismo de Búzios
Fone: 22 - 997900697
Cel: 22 - 997900697
E-mail: jornalista.tatianicosta@gmail.com
Site: http://www.buzios.rj.gov.br