Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Palestra na Vila do Saber discute falta de mega espaços para eventos em São Paulo e no Rio

Tema foi apresentado por Sergio Junqueira Arantes entre as palestras da Vila do Saber, durante o 42Âș Congresso ABAV, no dia 26 de setembro

A escassez de um grande centro de convençÔes no Brasil, especialmente em SĂŁo Paulo e no Rio de Janeiro, foi um dos temas discutidos na 42ÂȘ ABAV - Expo Internacional de Turismo. O assunto foi abordado na Ășltima sexta-feira (26) pelo especialista em eventos, diretor da Eventos Expo Editora, do PrĂȘmio Caio e do FĂłrum Eventos, Sergio Junqueira Arantes, no espaço Vila do Saber, reservado para as palestras do 42Âș Congresso ABAV.

“Qualquer empresa ou entidade que pretenda realizar um evento de mĂ©dio ou grande porte em SĂŁo Paulo e no Rio de Janeiro serĂĄ defrontada com uma triste realidade: os espaços de mĂ©dio e grande porte sĂŁo poucos. Um grande centro de convençÔes permitiria dobrar ou triplicar o volume de participantes estrangeiros em eventos na cidade”, destacou Sergio Junqueira Arantes.

No ranking dos 150 maiores centros de convençÔes do mundo, produzido pela Revista Eventos, o primeiro colocado do Brasil situa-se na 104ÂȘ colocação (Mendes Convention Center – 4.600 pessoas). Nas 100 primeiras colocaçÔes, 7 da AustrĂĄlia, 4 do MĂ©xico, 3 da África do Sul, centros de convençÔes da Índia, IndonĂ©sia, RepĂșblica Dominicana, Filipinas, Sri Lanka e na 17ÂȘ posição Porto Rico (16.576 lugares). “O Brasil merece mais. SĂŁo Paulo, a capital dos eventos, e o Rio de Janeiro, mais importante cidade turĂ­stica nacional, precisam de um grande centro de convençÔes que atendam Ă s grandes convençÔes nacionais e os congressos internacionais de maior porte, irrigando a economia da cidade”.

Na atualidade, agĂȘncias de eventos estĂŁo se estabelecendo em Miami para atender Ă s empresas nacionais que, devido Ă s dificuldades em realizar suas maiores convençÔes e lançamentos de produtos no Brasil, os estĂŁo realizando nos Estados Unidos. Os maiores congressos mundiais que aportam no paĂ­s sĂŁo realizados em meio a improvisaçÔes devido Ă  falta de centros de convençÔes de grande porte prontos para recepcionĂĄ-los.

“Estudo realizado em Baltimore indicou que a cidade, por falta de um centro de convençÔes de porte adequado, perdeu 444 eventos, 2.315 dias de eventos, 1,4 milhĂ”es de participantes e 2,3 milhĂ”es de pernoites”, disse Sergio Junqueira. “Se pesquisa semelhante fosse feita em SĂŁo Paulo e Rio de Janeiro, mostraria a perda de quantos eventos, de quantos pernoites?”, questionou o palestrante.

Para finalizar, o diretor da Revista Eventos destacou que “o Brasil precisa de um centro de convençÔes de grande porte, que atenda Ă s necessidades do mercado, planejado a partir de estudos e pesquisas e consulta aos seus usuĂĄrios. Precisamos de centros de convençÔes que se apropriem da infraestrutura urbana de seu entorno (hotĂ©is, restaurantes, bares, teatros e museus, por exemplo), multiplicando o aproveitamento de cada um deles e gerando emprego e impostos”.

Sobre o palestrante

Publisher da Revista Eventos, Mix Hotel e do Portal Eventos, Sergio Junqueira Arantes Ă© tambĂ©m diretor da CecomĂ©rcio SP, vice-presidente da ANETUR Associação Nacional de Editores de Turismo e Eventos, diretor e um dos fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, conselheiro do SINDIPROM/SP, diretor do SKAL-SP e membro dos Conselhos de Turismo da CNC e da FECOMERCIO/SP. É tambĂ©m membro da ComissĂŁo de Honra e do JĂșri da premiação portuguesa Gala dos Eventos, Membro BenemĂ©rito do Instituto Brasileiro de Eventos (IBEV) e Embaixador do Rio de Janeiro. Teve um de seus textos incluĂ­do na coletĂąnea Brasil PentacampeĂŁo e prefaciou o livro “Segurança em Eventos – NĂŁo dĂĄ para ficar sem!”, de autoria de AndrĂ©a Nakane. Entre as homenagens de sua carreira, recebeu o TrofĂ©u MG Turismo, o PrĂȘmio Homem do Ano 2006, o TrofĂ©u Joana Palhares, o PrĂȘmio Quality Brasil, o PrĂȘmio ANATEC 2014 e, por dois anos, foi eleito um dos Profissionais Mais Influentes do Marketing Promocional Brasileiro.

A 42ÂȘ ABAV Expo Ă© realizada pela ABAV – Associação Brasileira de AgĂȘncias de Viagens e Ă© segmentada por regiĂ”es: Brasil, AmĂ©rica Latina e Caribe, Europa, Estados Unidos, Ásia, África e Oceania. O evento disponibiliza espaços diferenciados, como a Vila do Saber – Congresso ABAV, Ilha Corporativa, Estação VivĂȘncias Brasil, Sala Vip do Agente ABAV e um Lounge de NegĂłcios. A feira foi aberta ao pĂșblico em geral entre ontem (27) e hoje (28), das 14h Ă s 20h.


Mais informações para a imprensa:
FĂĄtima Gatoeiro
Assessoria de Comunicação / ABAV Nacional
Fone: 11 - 3155-3073
E-mail: comunicacao@abav.com.br
Site: http://www.abav.com.br