Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Turismo acessível é tema de palestra no primeiro dia da ABAV Expo

A palestra “Turismo Acessível – Responsabilidade Social e conquista de mercadoâ€, realizada na Vila do Saber, na sala 05, das 13h30 às 15h00, no primeiro dia da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, teve Roberto Belleza, assessor da presidência da SPTuris, como palestrante.

Na oportunidade, Belleza discorreu sobre as dificuldades encontradas por pessoas com algum tipo de deficiência no país e, principalmente, quando se trata de turismo. Belleza resaltou que a cidade de São Paulo é a mais preparada para receber esse público, oferecendo transporte, hospedagem, lazer e atrativos culturais para serem utilizados de forma independente, ou seja, sem a ajuda de um acompanhante.

O palestrante enfatizou se tratar de um nicho pouco explorado pelas empresas, com tímidas tentativas de colocar em prática a acessibilidade por completo no país, além da demanda reprimida. Também deu exemplos de Estados Unidos e Europa que são consolidados nesta questão, no qual devemos tê-los como exemplo.

Ao se referir às pessoas com deficiências, Belleza destacou que o turismo acessível ainda não tem perspectiva de se tornar, de fato, atraente para os consumidores. “Quando pensam em alguém com deficiência, associam a uma pessoa frágil e sem condições financeiras de bancar uma viagem. Mas essa imagem é equivocada, uma vez que existem, sim, os consumidores capazes de gastar em lazer próprioâ€, enfatiza Belleza.

A falta de informação aliada à falta de acessibilidade tem distanciado os potenciais consumidores desse nicho de mercado, uma vez que eles não estão cientes de que há produtos e serviços disponíveis.

Belezza destacou ainda que a má acessibilidade não afeta somente as pessoas com deficiência, mas também aos idosos e pessoas com carrinho de bebê que se locomovem pela cidade ou frequentam certos ambientes, como, por exemplo, um resort mal planejado, distanciando-os do mercado.

O palestrante finalizou destacando que há um guia disponível para consulta que lista mais de 280 atrações culturais acessíveis, com detalhamento do que pode ser encontrado nos locais e para qual tipo de deficiência ele está disponível.

Clique aqui e confira a galeria de imagens.

Perfil institucional da ABAV Expo

A 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), com o apoio do Ministério do Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), da Prefeitura Municipal de São Paulo e da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da cidade, administradora do Parque de Exposições do Anhembi.

Parceira internacional da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – e da ITB Berlin, a maior e mais importante feira internacional de negócios do setor de viagens e turismo das Américas é patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo – o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo.




Mais informações para a imprensa:
Fátima Gatoeiro
Assessoria de Comunicação / ABAV Nacional
Fone: 11 - 3155-3073
E-mail: comunicacao@abav.com.br
Site: http://www.abav.com.br