Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Simplificando a Ortografia

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Release | Educação

Custo de vida em SP poderia ser menor caso regras ortográficas fossem simplificadas

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), os livros didáticos ficaram 7,68% mais caros e o grupo educação e leitura, teve acréscimo de 7,63% em 2013.

Em contrapartida, o professor Ernani Pimentel, presidente do Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa (CELLP), afirma que cerca de R$ 8 bilhões já teriam sido economizados, só em horas/aula, caso as regras ortográficas tivessem sido simplificadas em 2008.

As editoras reclamam que o mercado editorial sofreu prejuízo estimado em R$ 2,2 bilhões de reais, de 2008 a 2012, para atualizar obras literárias de acordo com o novo acordo ortográfico. O argumento, segundo Pimentel, merece reparo: “A simplificação ortográfica permite dobrar a demanda, por meio da inclusão gerada com o inexorável ingresso de novos leitores no mercado.”

O Grupo de Trabalho Técnico (GTT) foi criado para simplificar e aperfeiçoar as regras ortográficas, sob a coordenação dos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel, que deverão atrair também dois professores de cada país signatário do acordo. Foi criado então um novo site www.simplificandoaortografia.com.br, agora internacional, que reúne sugestões simplificadoras da ortografia e as divulga.

Clique para saber mais sobre o Simplificando a Ortografia.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br