Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Simplificando%20a%20Ortografia

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Nota | Educação

Poder legislativo no Brasil, Portugal e Ãfrica tenta mudar acordo ortográfico

Depois de ser adiado em três anos, o acordo ortográfico previsto para 2016 pode não entrar em vigor tal como está. Comissões em Brasil, Portugal, Moçambique e Angola trabalham para simplificar o modelo e torná-lo mais lógico e abrangente, com menos regras e exceções. Os usos do trema, do “x†e do hífen do acordo atual estão na mira.

Nos dois países africanos o acordo não foi ratificado, como em Brasil e Portugal, mas por aqui a Comissão de Educação, Ciência e Cultura do Senado, da qual o professor Ernani Pimentel é um dos integrantes, tem um abaixo-assinado que contém aproximadamente 30 000 assinaturas a favor de um modelo mais simples.

O movimento pelo novo acordo disponibilizou o endereço www.simplificandoaortografia.com.br para submeter às populações as possíveis mudanças. Em setembro de 2014 um simpósio vai discutir as propostas de simplificação e unificá-las para, em outubro, portanto 13 meses antes da vigência da reforma, entregá-las às autoridades de cada país. Explica Pimentel:

- Algumas regras do acordo atual não tem cabimento. Um modelo mais lógico vai reduzir o tempo do ensino da ortografia de 400 horas a 150 horas. Sobra mais tempo para ensinar interpretação de texto, por exemplo.

Outras informações sobre o linguista professor Ernani, acesse o nosso Press Kit.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br