Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Simplificando%20a%20Ortografia

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Release | Educação

Simplificação da ortografia pouparia dois terços do tempo de aprendizado

A língua portuguesa é a pedra no sapato de muitos alunos da rede pública e privada. Dados indicam que apenas 30% dos jovens conclui o ensino médio com os conhecimentos esperados da matéria.

Boa parte deste resultado tem a ver com a insegurança ortográfica que afeta não só os alunos, mas até os próprios professores de português, tantas são as exceções e contradições. “Esse problema é de todos os professores de todos os países lusófonosâ€, afirma professor Ernani Pimentel, criador e ativista do movimento Acordar Melhor.

Recentemente indicado pela Comissão de Educação do Senado, professor Ernani Pimentel propõe a simplificação das regras ortográficas. Segundo levantamentos feitos por ele próprio com 1500 professores do ensino fundamental e médio, os docentes de língua portuguesa gastam cerca de 400 horas/aula para ensinar ortografia aos alunos, até o final do ensino médio. Com a simplificação proposta pelo professor Ernani Pimentel, estima-se que o tempo necessário seria de 150 horas/aula.

“A simplificação da ortografia vai além do tempo poupado na sala de aula. Com ela é possível facilitar a alfabetização, levar o conhecimento a mais pessoas e integrar as culturas lusófonasâ€, diz professor Pimentel.



Sobre o professor Ernani Pimentel

Presidente do Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa, da Academia de Letras de Brasília, Ernani Pimentel, mantém-se na liderança ativa do Movimento Simplificando a Ortografia, em benefício dos oito países signatários do último acordo ortográfico.

Criativo e visionário, revolucionou o mundo dos concursos públicos e do ensino. Escreveu mais de 10 mil páginas didáticas e teve mais de 550 mil alunos presenciais, inovou no ensino lecionando com slides e criou outros métodos que o tornam referência na área linguística.

Uma das suas obras mais reconhecidas é o livro Gramática pela Prática que desloca o foco do "como se ensina" para o "como se aprende", instigando o estudante a aprender com autonomia. Em suas páginas, o aluno revela-se um coautor capaz de chegar a elaborar e utilizar com proficiência as definições e teorias.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br