Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Empresas e Negócios

PADO dá o exemplo em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela ONU para chamar a atenção sobre a importância do assunto. A PADO, líder em cadeados de latão e fechaduras, tem a preocupação constante de manter ações sustentáveis e sempre optou por uma política de gestão ambiental, educando, reciclando e preservando.

As ações constantes de modernização do parque fabril da PADO, como a implementação de maquinários novos, automatizados, não só melhoram o padrão de qualidade dos produtos, como geram uma enorme economia de energia.

Há anos, todos os processos produtivos que utilizam água são monitorados rigorosamente, de forma que a água tratada não cause nenhum dano ao meio ambiente. “Nosso monitoramento interno é diário. Também contamos com empresa terceirizada que analisa o efluente de forma a garantir que o tratamento utilizado seja realmente de acordo com o exigido”, disse Magali Grando, supervisora de Gestão Ambiental da PADO.

Porém, o conceito de sustentabilidade é muito mais amplo para a PADO. Tem a ver com meio ambiente, estilo de vida e até economia. “Sustentabilidade é produzir com eficiência e eficácia, reduzindo ao máximo o desperdício de forma a garantir o futuro das próximas gerações. Reutilizar tudo que puder ser reutilizado, buscar e utilizar fontes de matérias-primas de forma consciente que não causem ou ao menos minimizem os danos ao meio ambiente”, reforçou Magali Grando.

Confira abaixo a entrevista completa com Magali Grando do departamento de Gestão Ambiental da PADO:

PADO: O que é sustentabilidade?

Magali Grando: Sustentabilidade é produzir com eficiência e eficácia, reduzindo ao máximo o desperdício de forma a garantir o futuro das próximas gerações. Reutilizar tudo que puder ser reutilizado, buscar e utilizar fontes de matérias prima de forma consciente que não causem ou ao menos minimizem os danos ao meio ambiente. Por exemplo: uma empresa que utiliza madeira em seu processo produtivo (empresas que produzem madeira compensada para móveis) precisa ter certeza que essa madeira não veio de fontes ilegais, não é fruto de desmatamento. Para isso, vai comprar somente madeira certificada, é a certificação que garante ao comprador que essa madeira não é ilegal e não gerou danos ao meio ambiente.

PADO: E que exemplo de sustentabilidade a Pado tem nos mostrado?

Magali Grando: Coleta seletiva é uma ação sustentável. Com essa prática estamos separando nossos resíduos e permitindo que tudo que possa ser reciclado possa voltar como novo produto. Por exemplo: plástico, papel, vidro, alumínio, entre outros. E até mesmo o que não volta diretamente como novo produto tem sua importância, os resíduos orgânicos como sobras de alimentos, podem ser compostados e transformados em adubo.

Nos processos de produção de cadeados e fechaduras, temos a geração de cavacos e sobras de ligas metálicas, esses materiais são coletados, voltam para o fornecedor de matéria prima, são processados e retornam novamente como matéria prima, eliminando o desperdício. As embalagens de papel utilizadas nos produtos acabados possuem o certificado FSC (Forest StewardshipCouncil) que garante que a madeira utilizada na sua produção é legal.

PADO: Como é feito o controle destas ações?

Magali Grando: Nos processos produtivos que utilizam água, como galvanoplastia, pintura, rotativo e vibropolimento há um descarte de efluente contendo produtos químicos que servem para dar os diversos acabamentos nas fechaduras e hastes de cadeados. Esse efluente é tratado, e rigorosamente monitorado, de forma que, ao final do processo de tratamento, estará no padrão de qualidade estabelecido pelos órgãos ambientais fiscalizadores e apto a ser descartado no meio ambiente sem causar qualquer dano à flora e fauna local. Nosso monitoramento é diário, e também contamos com empresa de análises químicas terceirizada, que analisa o efluente de forma a garantir que o tratamento utilizado seja realmente de acordo com o exigido. Além do mais, um moderno equipamento de osmose reversa instalado na linha de galvanoplastia, permite que 20m³/h de água possa ser recirculada na linha, ou seja, essa água tem os metais pesados removidos e pode voltar ao processo produtivo para ser reutilizada sem ser descartada para tratamento na ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) diminuindo a quantidade de água utilizada diariamente. As diversas mudanças que estamos acompanhando em todos os setores da fábrica, a implementação de maquinários novos, automatizados, não só melhoram o padrão de qualidade dos produtos, como geram uma enorme economia de energia e matéria prima.


Mais informações para a imprensa:
Marily Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9997-9690
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br