Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABIH

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Grupo Gestor do CNT entrega dura carta ao novo ministro do Turismo

Texto Lideranças da cadeia produtiva do turismo cobram resgate da respeitabilidade do setor, defendem modelo de gestão descentralizada implatada por Mares Guia e restabelecimento do andamento das ações da pasta

O Comitê Gestor do CNT (Conselho Nacional de Turismo) entregou, na tarde desta terça-feira, uma dura correspondência com pleitos e ponderações ao novo ministro do Turismo, Gastão Vieira. Na carta o conselho aponta os erros do Governo Federal : " O Governo é um só. Nele a iniciativa privada não realizou indicações e nem foi consultada nas nomeações realizadas para o setor. Ao paralisar todo o turismo por erros cometidos por ocupantes de cargos públicos no MTur, o Executivo se omitiu de sua responsabilidade e se afastou de sua obrigatória posição de defensor do modelo de governança, permitindo que se lançasse a execração pública de entidades parceiras com histórico de idônea prestação de serviços à sociedade."

O documento traz uma análise dos efeitos negativos que a crise tem provocado e traz reivindicações para que o setor reaja e continue o processo de desenvolvimento da atividade, iniciado em 2003, com a criação da pasta pelo ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso, os conselheiros definem como fundamental a manutenção do modelo de governança do turismo, implantado na gestão do ministro Walfrido dos Mares Guia, baseado na gestão descentralizada e participativa.

Entre as questões principais do trade nacional destacam-se o engavetamento do Plano Nacional de Turismo 2011/2014, a lentidão no lançamento da Conferência Nacional de Turismo - uma prioridade da Secretaria Geral da Presidência, a inexistência de um comitê de crise que envolvesse diretamente o Conselho Nacional e o Fornatur e o desconforto com o papel secundário que o setor do turismo tem ocupado na organização da Copa de 2014.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira afirmou que o setor tem tudo para viver novamente um bom momento, enfatizou que as portas estão abertas ao CNT e o diálogo amplo será importante para o desenvolvimento das políticas publicas do setor. “Participei da elaboração do Plano Nacional de Educação e estou acostumado a ouvir conselhos e colegiados, como o CNT. O caminho mais curto para a eficiência é saber ouvir pessoas desprendidas que querem ajudar”, defendeu.

Vieira explica que o PNT 2011-2014 será tocado dentro das possibilidades e acredita que para o setor ter bom desempenho de seus recursos é fundamental dispor de uma diretriz clara. “O plano será o norteador do MTur . Estabelecendo os limites e as responsabilidades, tenho certeza que o setor tem tudo para dar certo”, disse.

Os integrantes do CNT se mostraram satisfeitos com o encontro com o novo ministro e estão confiantes que o setor poderá se recuperar dos recentes acontecimentos negativos e mudar sua imagem.

O ministro disse que espera contar com o apoio do CNT e assim acredita que todos, unidos, podem mostrar ao Governo que o setor de turismo merece atenção especial, especialmente em relação aos eventos esportivos e ao poder econômico do setor. Gastão Vieira entregou pessoalmente ,no final da tarde de ontem, copia da carta do grupo gestor à ministra da Casa Civil, Gleisi Hofmann e na proxima sexta entregara ao ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho

Clique aqui para ver a galeria de imagem


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br