Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABIH

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Newsletter ABIH Nacional - Nova classificação hoteleira

Esclareça suas dúvidas e classifique seu empreendimento

A ABIH Nacional, entidade comprometida com o desenvolvimento da hotelaria em todos os âmbitos, reforça seu apoio total ao novo sistema de classificação hoteleira, instituído pelo Ministério do Turismo em sete de junho de 2011.

Em decorrência desse fato, a entidade elaborou, para seus associados, um comunicado contendo respostas para as principais perguntas referentes ao novo cadastro, que acaba de ser disparado via e-mail marketing a todos os empreendimentos associados.

“Esse tipo de ação demonstra a preocupação da ABIH Nacional em propagar informação sobre os avanços do setor, assegurando, dessa forma, que todos estejam alinhados aos seus objetivos e metas, o que impacta positivamente no trabalho e desenvolvimento da hotelaria” afirma Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional.

1. Qual é o objetivo do Novo Sistema?

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) foi criado com a finalidade de:

- Consolidar o Brasil como destino turístico competitivo no mercado global, uma vez que o país se prepara para receber os megaeventos Copa do Mundo e Olimpíadas.

- Divulgar informações claras e objetivas sobre os meios de hospedagem, atuando, dessa forma, como um mecanismo que garante a transparência na comunicação dos prestadores de serviços com o mercado.

- Dar credibilidade às atividades do setor.

2. Quem participou do desenvolvimento do SBClass?

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem é resultado de uma ampla parceria, formada por Ministério do Turismo, Inmetro, Sociedade Brasileira de Metrologia, Instituições parceiras da Hotelaria e Sociedade Civil.

3. Qual a metodologia do Sistema?

O SBClass busca mensurar a qualidade dos serviços oferecidos por meio da atribuição de estrelas a cada estabelecimento avaliado. Porém, para evitar falhas na aplicação do critério, os meios de hospedagem foram divididos em sete categorias: hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel.

Além disso, a classificação atual está flexível às particularidades de cada região, o que eliminará erros de utilização da metodologia, algo que acontecia muito comumente com a classificação passada. Outro fator que protege o consumidor verifica-se na obrigatoriedade de cadastro da Hospedagem no Cadastur, o que confere credibilidade à classificação adquirida.

Os requisitos definidos para classificar as categorias de cada tipo abrangem os seguintes aspectos: serviços prestados, qualidade da infraestrutura de instalações e equipamentos e fatores relacionados com o desenvolvimento sustentável, como conceitos ambientais, relações com a sociedade, satisfação do usuário.



Abaixo, o número mínimo e máximo de estrelas para cada tipo:

Hotel - 1 a 5 estrelas

Resort - 4 e 5 estrelas

Hotel Fazenda - 1 a 5 estrelas

Cama e Café - 1 a 4 estrelas

Hotel Histórico - 3 a 5 estrelas

Pousada - 1 a 5 estrelas

Flat/Apart-hotel -3 a 5 estrelas

4.Quais são os princípios em que se fundamenta o Sistema?

Legalidade - Cumprimento dos dispositivos legais, por parte dos meios de hospedagem.



Consistência - O sistema brasileiro de meios de hospedagem deve ser consistente e coerente com as ações para o desenvolvimento da competitividade do turismo nacional.



Transparência - O sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem deve garantir a transparência sobre a informação fornecida para o usuário.



Simplicidade - O SBCMH deve ser expresso com clareza, em linguagem simples e acessível a todos, sem prejuízo dos objetivos a alcançar.



Agregação de Valor - O SBCMH deve ser um instrumento de vantagem competitiva para os meios de hospedagem



Imparcialidade - A decisão da classificação deve ser fundamentada em avaliações



Melhoria contínua - Os requisitos de classificação devem ser regularmente ajustados às exigências do mercado, através de um processo de análise crítica sistemático, realizado em estreita parceria entre o setor público e o setor privado.



Flexibilidade - O SBCMH - deve considerar a grande diversidade nacional de Meios de Hospedagem.

Como participar?

http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/index.jsp

ABIH Nacional




Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br