Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Instituto%20Brasil%20Rural

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

IDESTUR participa de reunião da ADITM, em Campos do Jordão

No último dia 01/02, no Hotel Palazzo Reale, em Campos do Jordão (SP), foi realizado encontro para definir a criação do Movimento Destino Mantiqueira. Na oportunidade, também ocorreu a assembleia da ADITM - Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira. Fazem parte do TM as cidades paulistas de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e Monteiro Lobato; e as mineiras de Piranguçu, Piranguinho, Gonçalves, Pedralva, Maria da Fé e Cristina. Há expectativa da adesão de outros municípios.

O que se buscou, em resumo, foi a manifestação dos participantes sobre as diferentes iniciativas que envolvem o Território da Mantiqueira. Houve um esforço para a unificação destas iniciativas e a adoção de uma nomenclatura ou denominação única, capaz de contemplar o consenso dos participantes.

Marcia Azeredo, gestora do Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural e Impacto Social do Território Mantiqueira do Movimento IDESTUR, assinala que “o nosso papel como Movimento Idestur na Mantiqueira é encorpar este processo todo com o foco específico na criação de redes para o Turismo Rural”.

Segue extrato das manifestações dos participantes, incluindo referências profissionais e institucionais.

I – Roselaine Dantas - Diretora Executiva do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau fez uma retrospectiva de todas as ações desenvolvidas pelo Circuito Mantiqueira em parceria com os municípios, SEBRAE-SP, Fundação Lia Maria Aguiar, sob a coordenação e acompanhamento do Convention como gestor executivo do processo.

II – Ricardo Bustamante, presidente do Circuito Caminhos do Sul de Minas: fez uma síntese dos trabalhos desenvolvidos pelo Circuito em prol dos municípios que o compõem e a disponibilidade da parceria na Mantiqueira.

III - Clodomiro Correia de Toledo Júnior, Prefeito de Santo Antonio do Pinhal: falou como Presidente do Consórcio Intermunicipal da Serra da Mantiqueira, reiterando o interesse e a disponibilidade para o trabalho conjunto e estabelecimento de parcerias.

IV - Nelson Gonçalves Jr, do Movimento Slow Food na Mantiqueira: falou sobre as parcerias bem sucedidas com empresários e agricultores envolvidos. Também deixou abertas as portas para novas parcerias. A entidade, fundada em 1986 na Itália, correlaciona os alimentos que consumimos com o mundo que nos rodeia.

V – Marcia Azeredo, gestora do Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural e Impacto Social do Território Mantiqueira do Movimento IDESTUR: disse que os objetivos do Instituto incluem a inserção da atividade e do território no contexto da Agenda 2030, que é um plano de ação adotado formalmente pelos 193 Estados Membros da ONU. O referido plano procura mapear soluções de negócios capazes de responder as demandas apontadas pelos objetivos de desenvolvimento sustentável em prol do empoderamento de vida e fortalecimento de territórios.

VI – Jorge Duarte, gestor de Desenvolvimento Social do Senac-São Paulo: abordou o Programa de Regionalização do Turismo que vem desenvolvendo em outras regiões. Também se colocou à disposição no trabalho da Mantiqueira. Alguns encontros, dentro desta pauta, já aconteceram na região da Mantiqueira no ano passado.

VII – Jussara Rocha, gestora do Observatório de Turismo do Território Mantiqueira: apresentou uma retrospectiva das ações que já aconteceram na Mantiqueira, pela ADITM, Circuito Mantiqueira, Caminhos Sul de Minas e outras iniciativas. Fez um apanhado geral de todas as falas; ratificou a importância da construção de redes e sua aplicação e a pertinência da nomenclatura Movimento Destino Mantiqueira.

VIII - Daniela de Cássia Santos Brito, Prefeita de Monteiro Lobato e Presidente da ADITM: fez os agradecimentos finais, marcando o encerramento do evento. Também ficou acertado que uma próxima reunião será marcada, para dar continuidade às tratativas em torno do Movimento Destino Mantiqueira. Informações complementares podem ser obtidas com Marcia Azeredo: marciaazeredo@uol.com.br e (12) 9 9706-0331 /3971-1351.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência Amigo - Comunicação Integrada
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhmiranda@agenciaamigo.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br