Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Instituto%20Brasil%20Rural

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Turismo rural do Brasil retoma posição de destaque

Encontro em Brasília, na próxima semana, confirma candidatura do Idestur à vaga na Organização Mundial de Turismo (OMT)

O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) promove na próxima semana um encontro entre lideranças nacionais, em Brasília, para anunciar a candidatura da entidade à uma vaga na Organização Mundial do Turismo (OMT) e em apoio à aprovação do Projeto de Lei N° 5077/09, que regulamenta o turismo rural no País.

O projeto, de autoria do deputado federal Sílvio Torres (PSDB-SP), beneficia o segmento e traz novas oportunidades para o campo, retomando, assim, a posição de destaque do segmento no cenário do turismo. Entidades do turismo rural nacional, como a Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e suas estaduais, também estarão unidas em prol do desenvolvimento da atividade.

A ideia do projeto, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, mas retornou à Câmara para análise e aprovação final, nasceu da luta do segmento pela legalização da atividade e em prol de um turismo rural moderno, profissional, mas, sem perder a ruralidade. Além disso, sua regulamentação ajuda a desburocratizar e incentivar o turismo rural em nosso país.

Segundo Andreia Roque, presidente do Idestur, entidade que apresentou os estudos para elaboração da lei, o ano de 2015 será decisivo para o turismo rural brasileiro. "Durante muitos anos aramos e preparamos a terra, semeamos e regamos o solo do turismo nas áreas rurais brasileiras, objetivando qualidade nos serviços, profissionalismo e códigos mínimos de segurança e de condutas ambientais, mas, para que de fato tudo isso venha a acontecer, gerando receitas e ganhos sociais, há a condição mínima da formalização da atividade sem ônus ao empresário do turismo rural”, avalia.

O anúncio da candidatura do Idestur para a OMT, agência das Nações Unidas, também será um dos destaques da semana, pois tem como objetivo integrar a atividade do turismo rural a uma ampla rede de organizações não-governamentais mundiais comprometidas com o turismo sustentável e socialmente responsável, contribuindo para reforçar a posição do Brasil no cenário turístico mundial. Patricia Storni, da Brazil 4 Senses, da Espanha, é a responsável pela certificação junto à OMT e contou com o apoio do Ministério do Turismo brasileiro.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência Amigo - Comunicação Integrada
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhmiranda@agenciaamigo.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br