Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Rodada de negócios movimenta R$ 7 milhões para o turismo rural

Os acordos fechados durante a 5° Rodada de Negócios do Turismo Rural Brasileiro, realizada ontem (27), na Fazenda Capoava, em Itu (SP), movimentaram aproximadamente R$ 7 milhões, superando o valor alcançado na última edição. O encontro, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR), com patrocínio do SEBRAE Nacional, reuniu representantes de agências de viagens, operadoras de turismo e associações do setor do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Goiás e Distrito Federal, entre outros, para discutir estratégias para a Copa do Mundo de 2014. O evento foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATUR) e Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (BRAZTOA).

Durante a rodada de negócios, Mônica Alencar, do Sebrae-MG, representando Andrea Faria, responsável pelo Programa de Turismo Rural do Sebrae Nacional, após participação na mesa de abertura do evento, proferiu palestra e conversou com os participantes sobre a importância do setor. Em sua palestra, Mônica afirmou que “o Sebrae apoia o turismo rural nacional, hoje com projetos em vários destinos do Brasil, como no estado de Roraima, por exemplo, apostando no país e no segmento†.

O objetivo, além de estimular o setor, foi propor uma experiência da vivência rural. "Sentimos que o setor de turismo brasileiro, de uma forma geral, está amadurecendo. Os brasileiros estão viajando mais e nós precisamos aproveitar esta oportunidade, assim como os grandes eventos internacionais que acontecerão no Brasilâ€, declarou Andréia Roque, presidente doIdestur, no decorrer da coletiva de imprensa. Segundo ela, o turismo rural está presente em muitos destinos do país, oferecendo grandes possibilidades de crescimento, sobretudo ao longo da realização da Copa do Mundo.

A operadora Sanchat Tour, um dos dez compradores Braztoa presentes, que há menos de um mês decidiu investir no turismo nacional, participou pela primeira vez do evento. "Já temos uma demanda muito grande de turistas do exterior que querem conhecer o interior do Brasil, em especial viajantes da América Central. Não podíamos ficar de fora dessa oportunidade", completa Joice Fernandes, representante da empresa.

Durante o evento, a Rota do Café Paraná, um dos principais roteiros turísticos do interior do estado, foi escolhida como proposta de destaque e atrativo para os turistas durante a Copa. A época conhecida como florada do café coincide com os jogos mundiais. "Temos um Brasil inteiro que os próprios brasileiros não conhecem", ressaltou Giovanni Prata, responsável pela venda da Rota.

De acordo com ele e com Natasha Bacchi, do Sebrae Paraná, apoiadora da Rota do Café, a 5ª Rodada de Negócios do Turismo Rural foi fundamental para estimular a atividade turística em regiões que ainda não são tão reconhecidas e que têm muito a oferecer. "Encontramos operadoras bem mais interessadas no turismo rural, com estratégias boas e com o mesmo propósito que o nosso: apresentar o Brasil de uma forma diferente", completou Bacchi.

"Ainda há muita coisa para ser desenvolvida quando se trata do turismo rural, mas iniciativas como esta podem contribuir com um desenvolvimento mais rápido e eficaz do setor", finalizou Andréia Roque. Em seguida, os participantes foram apresentados ao “Manual de Boas Práticas do Turismo Ruralâ€, desenvolvido em parceira com a BIOTRIP seguradora, bem como à Carta do Turismo Rural Brasileiro, elaborada pelas entidades representativas presentes com o lançamento do CINTUR, evento oficial do turismo rural brasileiro de 2014, organizado pela ABRATURR Nacional (Associação Brasileira de Turismo Rural). O encontro está agendado para os dias 23 e 25 de março do próximo ano e será promovido no Ceará.

Ao final do evento, os participantes realizaram uma visita acompanhada de monitores ambientais, que apresentaram a região.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência Amigo - Comunicação Integrada
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhmiranda@agenciaamigo.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br