Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Instituto Brasil Rural

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Carta de São Roque de Turismo Rural define prioridades para 2013

O documento abaixo é resultado dos debates realizados durante o 3º Encontro Paulista de Turismo Rural, que aconteceu em 29 de novembro em São Roque (SP), cujo objetivo é fortalecer a atividade e de maneira cooperada.

Os participantes do 3º Encontro Paulista de Turismo Rural

Reconhecem:

- O turismo rural paulista é atividade altamente dinâmica e sempre em evolução, seja pelas características do mercado ou pela conjuntura que estabelece o cenário onde o turismo rural atua, apresentando-se como ação de desenvolvimento e fortalecimento cultural, social e econômico, assim considerando as bases da sustentabilidade.

Considerando:

- A importância e a necessidade da elaboração das Diretrizes Paulistas do Turismo Rural pelas entidades de estudo, fomento e fortalecimento, tais como SEBRAE; SENAC; SENAR; Associações; Institutos, como IDESTUR e IBAM; Núcleos Representativos; ONGs; Poder Público Estadual e Municipal e Universidades, como linha estratégica de ação comum ao desenvolvimento da atividade no Estado;

- Que essas diretrizes setoriais devem priorizar aspectos relacionados à legislação e regulamentação; ordenação e políticas públicas; associativismo e articulação; incentivo; linhas de créditos e financiamento; infraestrutura; qualificação de produtos; capacitação de serviços; informação, comunicação, promoção e marketing;

- A importância que os grandes eventos a serem realizados no Brasil, tais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, constituem oportunidade para a promoção dos diferenciais que qualificam e recomendam o turismo rural paulista;

Propõem:

- Contribuir para o avanço do conhecimento a respeito do assunto, a partir da sistematização e análise da produção científica nacional sobre a temática;

- A necessidade da aprovação do Projeto de Lei do Turismo Rural Paulista, que contempla o reconhecimento, fortalecimento e o desenvolvimento da atividade;

- Novos temas a serem abordados: impacto ambiental, sustentabilidade, certificação e cooperativismo no turismo rural paulista;

- Novos desafios: estímulo à pesquisa do turismo rural paulista e estudos sobre o mercado e demanda do turismo rural, bem como produtos de origem e regiões demarcadas;

- Retomar antigas questões, mas com novas abordagens: linhas de financiamento, preservação do patrimônio, legislação, gestão, qualificação, cultura e meio ambiente;

- O fortalecimento das relações com as agências receptivas, com o objetivo de atender novos mercados;

- Mapeamento dos atrativos turísticos rurais gastronômicos para a elaboração de um catálogo, com o objetivo de fornecer informações e implementar dados do turismo paulista para a Copa do Mundo de 2014;

- Consolidação de projetos inovadores como: “Caminho da Cana”, em Ribeirão Preto e Região; “Mogi para Mogianos”; “Culinária Caipira e Produtos da Terra”, em Brotas e Região; “Destinos Rurais pelos Trilhos das Ferrovias Paulistas”, no Circuito das Frutas; “Enoturismo”, em São Miguel Arcanjo e Região. Do mesmo modo, apoiam os projetos: “Denominação de Origem”, de São Roque; “Ruralidade e Aventura”, na Região das Águas Paulistas; “Produto de Origem Arroz”, em Tremembé; “Quilombola”, no Vale do Ribeira; “Roteiro Gastronômico Café com Leite”, em Mococa e Região; “Tropeiros Paulistas”, de Sorocaba e “Caminhos da Corte”, no Vale do Paraíba Histórico;

- Inventivo a criação de mecanismos que priorizem a qualidade de produtos e serviços como normas, certificações e instruções de inspeção específicas para a comercialização dos produtos, serviços e roteiros de turismo rural;

- Adotar o lema: Olhar o passado, compreender o presente e preparar o futuro!

Participantes do 3º Encontro Paulista de Turismo Rural


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência Amigo - Comunicação Integrada
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhmiranda@agenciaamigo.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br