Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Instituto Brasil Rural

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

4¬™ Rodada Nacional de Turismo Rural foi destaque no 38¬ļ ECB e dobrou a movimenta√ß√£o do neg√≥cio

O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) e o SEBRAE Nacional promoveram aproximação entre mais de 30 destinos e produtos rurais e 18 operadoras durante a rodada

O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) e o SEBRAE Nacional, com o apoio da Associa√ß√£o Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR) e da Associa√ß√£o Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), apresentaram a 4¬™ Rodada Nacional de Turismo Rural durante o 38¬ļ ECB ‚Äď Encontro Comercial Braztoa. O evento, da Associa√ß√£o Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, no Centro de Conven√ß√Ķes Frei Caneca, em S√£o Paulo, mobiliza mais de 3 mil agentes de viagem de todo o pa√≠s.

30 produtos rurais brasileiros, criteriosamente selecionados pelo IDESTUR, representando 15 estados da federa√ß√£o, estabeleceram contato com 18 das mais importantes operadoras de turismo no pa√≠s, durante 2 horas, tempo suficiente para garantir a realiza√ß√£o de neg√≥cios que somaram mais R$ 6,5 milh√Ķes, um incremento da ordem de 90% comparado √† rodada de neg√≥cios de 2011.

‚Äú√Č com grande satisfa√ß√£o que divulgamos estes n√ļmeros, o que reitera a percep√ß√£o de que esta foi uma rodada diferente, mais madura, onde foi poss√≠vel reunir, em um mesmo espa√ßo, operadoras e modernos e profissionais produtos do turismo rural, equestre e natural, sem perder a ruralidade‚ÄĚ, comemorou Andreia Roque, Presidente do IDESTUR.

Andreia atribui o sucesso da rodada a dois fatores. O primeiro deles faz refer√™ncia ao amadurecimento da rela√ß√£o comercial entre operadores e empres√°rios do turismo rural, e a percep√ß√£o por parte dos compradores, de que os atores da cadeia produtiva do turismo, com o objetivo de tornarem-se mais competitivos, devem garantir ao seu p√ļblico pacotes diversificados. O segundo est√° relacionado ao fato de que os empreendedores do turismo rural presentes na rodada posicionaram-se de maneira absolutamente profissional, disponibilizando tarif√°rios j√° para o pr√≥ximo ano e com disposi√ß√£o para a negocia√ß√£o. Assim, √© poss√≠vel garantir aos atuais e potenciais clientes das ag√™ncias de viagens, a oferta de pacotes com novos atrativos adicionados, capazes de proporcionarem experi√™ncias enriquecedoras, dispon√≠veis em abund√Ęncia no universo rural.

As oportunidades de neg√≥cios, tamb√©m apresentadas por meio de cat√°logo lan√ßado no evento e distribu√≠do a todos os participantes, foram exaltadas igualmente na capacita√ß√£o ‚ÄúEstrat√©gias de Neg√≥cios para o Turismo Rural‚ÄĚ, que antecedeu a rodada, conduzida por Ana Cl√©via Guerreiro Lima, Gerente-adjunta da Unidade de Atendimento Coletivo ‚Äď Servi√ßos do SEBRAE Nacional. ‚ÄúA exposi√ß√£o, ocorrida no 4¬ļ andar do Centro de Conven√ß√Ķes Frei Caneca, buscou desmistificar e ampliar a percep√ß√£o dos presentes - prioritariamente agentes de viagens - a respeito deste segmento que j√° motiva milh√Ķes de pessoas em todo o mundo a deslocarem-se at√© os espa√ßos rurais para a realiza√ß√£o, por exemplo, de piqueniques e cavalgadas‚ÄĚ, disse Ana Cl√©via.

A representante do SEBRAE Nacional também destacou que a atividade pode transformar a vida das comunidades que recebem os viajantes por meio da percepção de que, para melhor atender, faz-se necessário a capacitação profissional. Além disso, a geração de renda à comunidade, por causa da inserção de novas divisas, é um processo virtuoso e que não para.

A opini√£o dos participantes da rodada foi igualmente positiva. ‚ÄúParticipar de uma rodada de neg√≥cios como esta √© uma oportunidade √≠mpar porque garante o contato com v√°rias operadoras de modo otimizado. Se tiv√©ssemos que ir at√© cada uma delas em seus escrit√≥rios em todo o pa√≠s seria financeiramente invi√°vel para n√≥s‚ÄĚ, disse Rog√©rio Valduga, representante do Vale dos Vinhedos - RS.

Valduga, que estava na companhia da rainha do Vinho, Vanessa Crestani - que entregou kit com produtos regionais √†s operadoras, ainda destacou a import√Ęncia da capacita√ß√£o promovida pelo SEBRAE Nacional, exaltando que a exposi√ß√£o o ajudou a ver possibilidades novas neste mercado.

Helo√≠sa Sara, representante da operadora Monark e que participou da rodada, destacou que o carro chefe da companhia √© a Am√©rica do Norte e Caribe, por√©m, recentemente, decidiram investir em novos segmentos e veem o turismo rural como uma possibilidade de expans√£o muito rica. ‚ÄúBuscamos, a partir de agora, tamb√©m divulgar a oferta tur√≠stica brasileira no exterior e, para tanto, decidimos participar da rodada de neg√≥cios promovida pelo IDESTUR e SEBRAE Nacional, que por sua vez garantiu um contato mais pr√≥ximo com os produtos, olho-no-olho, o que torna a rela√ß√£o mais confi√°vel e com potencial para se traduzir em √≥timos neg√≥cios‚ÄĚ, disse Helo√≠sa.

Veja galeria de imagens clicando aqui

Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR)

O IDESTUR, Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural, √© uma entidade sem fins lucrativos, interligada a uma rede intercontinental de organiza√ß√Ķes afins, cujos objetivos s√£o a promo√ß√£o do turismo no espa√ßo rural, bem como de seu patrim√īnio ambiental, hist√≥rico, cultural e art√≠stico. Al√©m disso, o IDESTUR planeja, incentiva e orienta a implanta√ß√£o de atividades do turismo no espa√ßo rural, tanto quanto estabelece interc√Ęmbio com associa√ß√Ķes representativas dos diferentes elos da cadeia produtiva do trade tur√≠stico, no Brasil e no Exterior, visando a consecu√ß√£o de objetivos comuns. Ainda, o IDESTUR organiza, participa e realiza congressos, exposi√ß√Ķes e eventos cong√™neres em √Ęmbito municipal, estadual, nacional e internacional, voltados √† promo√ß√£o e valoriza√ß√£o do meio rural, apoiando a difus√£o de manifesta√ß√Ķes culturais. O IDESTUR tem como presidente Andreia Roque, engenheira agr√īnoma e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que tamb√©m ocupa a mesma posi√ß√£o na Associa√ß√£o Paulista de Turismo Rural (ABRATURR-SP). Andr√©ia Roque √© s√≥cia-propriet√°ria da Brasil Rural Operadora de Experi√™ncias e consultora para as Am√©ricas do Instituto Interamericano de Coopera√ß√£o para a Agricultura (IICA). Os e-mails de contato de Andreia Roque s√£o: andreia@brasilrural.tur.br e info@idestur.org.br


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência Amigo - Comunicação Integrada
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhmiranda@agenciaamigo.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br