Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

4ª Rodada Nacional de Turismo Rural foi destaque no 38º ECB e dobrou a movimentação do negócio

O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) e o SEBRAE Nacional promoveram aproximação entre mais de 30 destinos e produtos rurais e 18 operadoras durante a rodada

O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) e o SEBRAE Nacional, com o apoio da Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), apresentaram a 4ª Rodada Nacional de Turismo Rural durante o 38º ECB – Encontro Comercial Braztoa. O evento, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, mobiliza mais de 3 mil agentes de viagem de todo o país.

30 produtos rurais brasileiros, criteriosamente selecionados pelo IDESTUR, representando 15 estados da federação, estabeleceram contato com 18 das mais importantes operadoras de turismo no país, durante 2 horas, tempo suficiente para garantir a realização de negócios que somaram mais R$ 6,5 milhões, um incremento da ordem de 90% comparado à rodada de negócios de 2011.

“É com grande satisfação que divulgamos estes números, o que reitera a percepção de que esta foi uma rodada diferente, mais madura, onde foi possível reunir, em um mesmo espaço, operadoras e modernos e profissionais produtos do turismo rural, equestre e natural, sem perder a ruralidade”, comemorou Andreia Roque, Presidente do IDESTUR.

Andreia atribui o sucesso da rodada a dois fatores. O primeiro deles faz referência ao amadurecimento da relação comercial entre operadores e empresários do turismo rural, e a percepção por parte dos compradores, de que os atores da cadeia produtiva do turismo, com o objetivo de tornarem-se mais competitivos, devem garantir ao seu público pacotes diversificados. O segundo está relacionado ao fato de que os empreendedores do turismo rural presentes na rodada posicionaram-se de maneira absolutamente profissional, disponibilizando tarifários já para o próximo ano e com disposição para a negociação. Assim, é possível garantir aos atuais e potenciais clientes das agências de viagens, a oferta de pacotes com novos atrativos adicionados, capazes de proporcionarem experiências enriquecedoras, disponíveis em abundância no universo rural.

As oportunidades de negócios, também apresentadas por meio de catálogo lançado no evento e distribuído a todos os participantes, foram exaltadas igualmente na capacitação “Estratégias de Negócios para o Turismo Rural”, que antecedeu a rodada, conduzida por Ana Clévia Guerreiro Lima, Gerente-adjunta da Unidade de Atendimento Coletivo – Serviços do SEBRAE Nacional. “A exposição, ocorrida no 4º andar do Centro de Convenções Frei Caneca, buscou desmistificar e ampliar a percepção dos presentes - prioritariamente agentes de viagens - a respeito deste segmento que já motiva milhões de pessoas em todo o mundo a deslocarem-se até os espaços rurais para a realização, por exemplo, de piqueniques e cavalgadas”, disse Ana Clévia.

A representante do SEBRAE Nacional também destacou que a atividade pode transformar a vida das comunidades que recebem os viajantes por meio da percepção de que, para melhor atender, faz-se necessário a capacitação profissional. Além disso, a geração de renda à comunidade, por causa da inserção de novas divisas, é um processo virtuoso e que não para.

A opinião dos participantes da rodada foi igualmente positiva. “Participar de uma rodada de negócios como esta é uma oportunidade ímpar porque garante o contato com várias operadoras de modo otimizado. Se tivéssemos que ir até cada uma delas em seus escritórios em todo o país seria financeiramente inviável para nós”, disse Rogério Valduga, representante do Vale dos Vinhedos - RS.

Valduga, que estava na companhia da rainha do Vinho, Vanessa Crestani - que entregou kit com produtos regionais às operadoras, ainda destacou a importância da capacitação promovida pelo SEBRAE Nacional, exaltando que a exposição o ajudou a ver possibilidades novas neste mercado.

Heloísa Sara, representante da operadora Monark e que participou da rodada, destacou que o carro chefe da companhia é a América do Norte e Caribe, porém, recentemente, decidiram investir em novos segmentos e veem o turismo rural como uma possibilidade de expansão muito rica. “Buscamos, a partir de agora, também divulgar a oferta turística brasileira no exterior e, para tanto, decidimos participar da rodada de negócios promovida pelo IDESTUR e SEBRAE Nacional, que por sua vez garantiu um contato mais próximo com os produtos, olho-no-olho, o que torna a relação mais confiável e com potencial para se traduzir em ótimos negócios”, disse Heloísa.

Veja galeria de imagens clicando aqui

Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR)

O IDESTUR, Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural, é uma entidade sem fins lucrativos, interligada a uma rede intercontinental de organizações afins, cujos objetivos são a promoção do turismo no espaço rural, bem como de seu patrimônio ambiental, histórico, cultural e artístico. Além disso, o IDESTUR planeja, incentiva e orienta a implantação de atividades do turismo no espaço rural, tanto quanto estabelece intercâmbio com associações representativas dos diferentes elos da cadeia produtiva do trade turístico, no Brasil e no Exterior, visando a consecução de objetivos comuns. Ainda, o IDESTUR organiza, participa e realiza congressos, exposições e eventos congêneres em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional, voltados à promoção e valorização do meio rural, apoiando a difusão de manifestações culturais. O IDESTUR tem como presidente Andreia Roque, engenheira agrônoma e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que também ocupa a mesma posição na Associação Paulista de Turismo Rural (ABRATURR-SP). Andréia Roque é sócia-proprietária da Brasil Rural Operadora de Experiências e consultora para as Américas do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Os e-mails de contato de Andreia Roque são: andreia@brasilrural.tur.br e info@idestur.org.br


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência Amigo - Comunicação Integrada
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhmiranda@agenciaamigo.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br