Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Instituto Brasil Rural

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Turismo rural amplia a oferta de atra√ß√Ķes nacionais e garante novas experi√™ncias de viagem.

O espaço rural desperta a atenção daqueles que trocam os destinos badalados pelo aconchego, aroma de café fresco e as lembranças de família

"Os Borgonhas fazem-te pensar (...), os Bordeaux fazem-te dizer e o Champagne leva-te a fazer". O c√©lebre, delicioso e intrigante pensamento √© de Jean Anthelme Brillat-Savarin, advogado, pol√≠tico e cozinheiro franc√™s, fazendo refer√™ncia a regi√Ķes rurais das vin√≠colas francesas com terroirs capazes de produzir alguns dos vinhos mais premiados e que repousam em temperatura controlada nas adegas de en√≥filos e en√≥logos do mundo todo.

Considerando o exemplo da Fran√ßa e de outros destinos not√°veis nesta abordagem, e por acreditar no potencial do Brasil no segmento, o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) realiza a 4¬™ Rodada Nacional de Turismo Rural, dia 20 de setembro, das 18 √†s 20 horas, no Centro de Conven√ß√Ķes Frei Caneca, em S√£o Paulo. A iniciativa, que retrata avan√ßos consider√°veis do turismo rural brasileiro como atividade econ√īmica e geradora de neg√≥cios para o trade tur√≠stico, conta com o patroc√≠nio do SEBRAE Nacional e o apoio da Associa√ß√£o Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR) e da Associa√ß√£o Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA).

Integrando a programa√ß√£o oficial do 38¬ļ ECB ‚Äď Encontro Comercial Braztoa, a 4¬™ Rodada Nacional de Turismo Rural ser√° antecedida por uma mesa redonda, conduzida por Ana Cl√©via Guerreiro, do SEBRAE Nacional, com foco na ‚ÄúCapacita√ß√£o em Estrat√©gias de Neg√≥cios do Turismo Rural‚ÄĚ, na Sala de Palestra 1 do espa√ßo de eventos. A entrada √© franca para o p√ļblico profissional pr√©-inscrito no site www.braztoa.com.br. Na oportunidade, a TAM Viagens apresentar√° o pacote ‚ÄúPara√≠ba Rural‚ÄĚ como primeiro roteiro do segmento destacado no portf√≥lio da operadora.

‚ÄúAs operadoras precisam, cada vez mais, gerar produtos novos que agreguem valor cultural. Por isso, a rica diversidade de op√ß√Ķes de produtos rurais dispon√≠vel no mercado tur√≠stico brasileiro favorece o desenvolvimento do segmento‚ÄĚ, antecipa a gerente adjunta da UACS ‚Äď Unidade de Atendimento Coletivo Servi√ßos do SEBRAE Nacional.

A 4ª Rodada contará com a presença de empreendimentos rurais de 15 estados, sendo eles Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. As localidades apresentarão mais de 30 produtos nacionais às 16 operadoras turísticas associadas BRAZTOA e que marcam presença no evento.

Al√©m da TAM Viagens, outras quinze operadoras comp√Ķem a 4¬™ Rodada Nacional de Turismo Rural, com a presen√ßa previamente confirmada de executivos da Ambiental Turismo, Bancorbras, Designer, Flytour, Immaginare, Intercontinental, Landscape, Luxtravel, MGM, MMT Gapnet, Monark, Nascimento Turismo, Schultz, Tourlines e Visual.

Os representantes dos destinos e respectivos empreendimentos rurais, criteriosamente selecionados pelo IDESTUR para assegurar a oferta de experi√™ncias singulares aos turistas que trocam a agita√ß√£o pelo aconchego, v√£o interagir com os executivos das operadoras Braztoa, que ter√£o √† disposi√ß√£o roteiros formatados e informa√ß√Ķes necess√°rias ao fechamento de neg√≥cios na pr√≥pria Rodada.

Cat√°logo produzido pelo IDESTUR, assim como folders, tarif√°rios e outros materiais de apoio √† comercializa√ß√£o dos produtos rurais estar√£o dispon√≠veis na Rodada, ratificando o car√°ter profissional do evento, que sempre garante bons neg√≥cios aos participantes. Nas √ļltimas tr√™s rodadas organizadas pelo IDESTUR, nos anos de 2009 a 2011, a movimenta√ß√£o de neg√≥cios no segmento foi ampliada em 32%, alcan√ßando cifras anuais superiores a R$ 3,6 milh√Ķes.

‚ÄúA proximidade da Copa do Mundo de 2014, e at√© mesmo dos Jogos Ol√≠mpicos de 2016, aliada √† possibilidade de diversificar a oferta com atrativos rurais brasileiros √© altamente positiva; por garantir lucro aos empres√°rios do setor de produtos e/ou servi√ßos que agregam diferenciais aos pacotes tur√≠sticos tradicionais‚ÄĚ, afirma Andreia Roque, presidente do IDESTUR.

Al√©m de gerar mais rentabilidade aos operadores tur√≠sticos, o desenvolvimento do turismo rural no pa√≠s tamb√©m contribui como vetor de melhoria da qualidade de vida no meio rural. ‚ÄúEmpreendedores rurais, que ingressam no mercado tur√≠stico profissional e come√ßam a interagir com visitantes de diversificados n√≠veis socioecon√īmicos, n√£o demoram em retomar os seus estudos formais; uma vez que a oferta escolar no Brasil est√° cada vez mais pr√≥xima das comunidades‚ÄĚ, ressalta a executiva do SEBRAE Nacional.

‚ÄúO espa√ßo rural configura-se, tamb√©m, como uma oportunidade valorosa √†queles destinos capazes de organizar, de maneira profissional, suas atra√ß√Ķes com apelo r√ļstico e natural, oferecendo aos viajantes experi√™ncias poss√≠veis apenas no lugar onde est√£o sediados, proporcionando aos visitantes, por exemplo, retomar contato suas ra√≠zes culturais‚ÄĚ, completa Andreia Roque.

Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR)

O IDESTUR, Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural, √© uma entidade sem fins lucrativos, interligada a uma rede intercontinental de organiza√ß√Ķes afins, cujos objetivos s√£o a promo√ß√£o do turismo no espa√ßo rural, bem como de seu patrim√īnio ambiental, hist√≥rico, cultural e art√≠stico. Al√©m disso, o IDESTUR planeja, incentiva e orienta a implanta√ß√£o de atividades do turismo no espa√ßo rural, tanto quanto estabelece interc√Ęmbio com associa√ß√Ķes representativas dos diferentes elos da cadeia produtiva do trade tur√≠stico, no Brasil e no Exterior, visando a consecu√ß√£o de objetivos comuns. Ainda, o IDESTUR organiza, participa e realiza congressos, exposi√ß√Ķes e eventos cong√™neres em √Ęmbito municipal, estadual, nacional e internacional, voltados √† promo√ß√£o e valoriza√ß√£o do meio rural, apoiando a difus√£o de manifesta√ß√Ķes culturais. O IDESTUR tem como presidente Andreia Roque, engenheira agr√īnoma e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que tamb√©m ocupa a mesma posi√ß√£o na Associa√ß√£o Paulista de Turismo Rural (ABRATURR-SP). Andr√©ia Roque √© s√≥cia-propriet√°ria da Brasil Rural Operadora de Experi√™ncias e consultora para as Am√©ricas do Instituto Interamericano de Coopera√ß√£o para a Agricultura (IICA). Os e-mails de contato de Andreia Roque s√£o: andreia@brasilrural.tur.br e info@idestur.org.br.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência Amigo - Comunicação Integrada
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhmiranda@agenciaamigo.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br