Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Turismo rural amplia a oferta de atrações nacionais e garante novas experiências de viagem.

O espaço rural desperta a atenção daqueles que trocam os destinos badalados pelo aconchego, aroma de café fresco e as lembranças de família

"Os Borgonhas fazem-te pensar (...), os Bordeaux fazem-te dizer e o Champagne leva-te a fazer". O célebre, delicioso e intrigante pensamento é de Jean Anthelme Brillat-Savarin, advogado, político e cozinheiro francês, fazendo referência a regiões rurais das vinícolas francesas com terroirs capazes de produzir alguns dos vinhos mais premiados e que repousam em temperatura controlada nas adegas de enófilos e enólogos do mundo todo.

Considerando o exemplo da França e de outros destinos notáveis nesta abordagem, e por acreditar no potencial do Brasil no segmento, o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) realiza a 4ª Rodada Nacional de Turismo Rural, dia 20 de setembro, das 18 às 20 horas, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A iniciativa, que retrata avanços consideráveis do turismo rural brasileiro como atividade econômica e geradora de negócios para o trade turístico, conta com o patrocínio do SEBRAE Nacional e o apoio da Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA).

Integrando a programação oficial do 38º ECB – Encontro Comercial Braztoa, a 4ª Rodada Nacional de Turismo Rural será antecedida por uma mesa redonda, conduzida por Ana Clévia Guerreiro, do SEBRAE Nacional, com foco na “Capacitação em Estratégias de Negócios do Turismo Rural”, na Sala de Palestra 1 do espaço de eventos. A entrada é franca para o público profissional pré-inscrito no site www.braztoa.com.br. Na oportunidade, a TAM Viagens apresentará o pacote “Paraíba Rural” como primeiro roteiro do segmento destacado no portfólio da operadora.

“As operadoras precisam, cada vez mais, gerar produtos novos que agreguem valor cultural. Por isso, a rica diversidade de opções de produtos rurais disponível no mercado turístico brasileiro favorece o desenvolvimento do segmento”, antecipa a gerente adjunta da UACS – Unidade de Atendimento Coletivo Serviços do SEBRAE Nacional.

A 4ª Rodada contará com a presença de empreendimentos rurais de 15 estados, sendo eles Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. As localidades apresentarão mais de 30 produtos nacionais às 16 operadoras turísticas associadas BRAZTOA e que marcam presença no evento.

Além da TAM Viagens, outras quinze operadoras compõem a 4ª Rodada Nacional de Turismo Rural, com a presença previamente confirmada de executivos da Ambiental Turismo, Bancorbras, Designer, Flytour, Immaginare, Intercontinental, Landscape, Luxtravel, MGM, MMT Gapnet, Monark, Nascimento Turismo, Schultz, Tourlines e Visual.

Os representantes dos destinos e respectivos empreendimentos rurais, criteriosamente selecionados pelo IDESTUR para assegurar a oferta de experiências singulares aos turistas que trocam a agitação pelo aconchego, vão interagir com os executivos das operadoras Braztoa, que terão à disposição roteiros formatados e informações necessárias ao fechamento de negócios na própria Rodada.

Catálogo produzido pelo IDESTUR, assim como folders, tarifários e outros materiais de apoio à comercialização dos produtos rurais estarão disponíveis na Rodada, ratificando o caráter profissional do evento, que sempre garante bons negócios aos participantes. Nas últimas três rodadas organizadas pelo IDESTUR, nos anos de 2009 a 2011, a movimentação de negócios no segmento foi ampliada em 32%, alcançando cifras anuais superiores a R$ 3,6 milhões.

“A proximidade da Copa do Mundo de 2014, e até mesmo dos Jogos Olímpicos de 2016, aliada à possibilidade de diversificar a oferta com atrativos rurais brasileiros é altamente positiva; por garantir lucro aos empresários do setor de produtos e/ou serviços que agregam diferenciais aos pacotes turísticos tradicionais”, afirma Andreia Roque, presidente do IDESTUR.

Além de gerar mais rentabilidade aos operadores turísticos, o desenvolvimento do turismo rural no país também contribui como vetor de melhoria da qualidade de vida no meio rural. “Empreendedores rurais, que ingressam no mercado turístico profissional e começam a interagir com visitantes de diversificados níveis socioeconômicos, não demoram em retomar os seus estudos formais; uma vez que a oferta escolar no Brasil está cada vez mais próxima das comunidades”, ressalta a executiva do SEBRAE Nacional.

“O espaço rural configura-se, também, como uma oportunidade valorosa àqueles destinos capazes de organizar, de maneira profissional, suas atrações com apelo rústico e natural, oferecendo aos viajantes experiências possíveis apenas no lugar onde estão sediados, proporcionando aos visitantes, por exemplo, retomar contato suas raízes culturais”, completa Andreia Roque.

Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR)

O IDESTUR, Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural, é uma entidade sem fins lucrativos, interligada a uma rede intercontinental de organizações afins, cujos objetivos são a promoção do turismo no espaço rural, bem como de seu patrimônio ambiental, histórico, cultural e artístico. Além disso, o IDESTUR planeja, incentiva e orienta a implantação de atividades do turismo no espaço rural, tanto quanto estabelece intercâmbio com associações representativas dos diferentes elos da cadeia produtiva do trade turístico, no Brasil e no Exterior, visando a consecução de objetivos comuns. Ainda, o IDESTUR organiza, participa e realiza congressos, exposições e eventos congêneres em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional, voltados à promoção e valorização do meio rural, apoiando a difusão de manifestações culturais. O IDESTUR tem como presidente Andreia Roque, engenheira agrônoma e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que também ocupa a mesma posição na Associação Paulista de Turismo Rural (ABRATURR-SP). Andréia Roque é sócia-proprietária da Brasil Rural Operadora de Experiências e consultora para as Américas do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Os e-mails de contato de Andreia Roque são: andreia@brasilrural.tur.br e info@idestur.org.br.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência Amigo - Comunicação Integrada
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhmiranda@agenciaamigo.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br