Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Educação

Livro homenageia educador Antonio Firmino de Proença

Resultado do esforço de pesquisa da própria família e de professores de diversas universidades, o livro será lançado dia 14 de agosto, às 14 horas, durante a Bienal do Livro (12 a 22 de agosto).

Dia 21 de agosto, a família Proença está organizando uma homenagem aos 130 anos do nascimento do distinto educador, no Mosteiro de São Bento, só para parentes e convidados.

O texto, naturalmente, transpira a emoção de Inaiá Nogueira Diniz, a bisneta orgulhosa, e de vários outros descendentes. Entre eles, a atriz Maitê Proença, que fala com carinho do “biso”, que conheceu através de sua mãe, Margot... “lembro-me de minha mãe comentando que ele era um homem de letras com livros publicados, que havia um busto dele numa praça de São Paulo,(...) o que me impressionava muitíssimo", resume Maitê.

“Eu não conheci o vovô Proença, conforme o chamamos em nossa casa. Mas, em 1960, estudando no Instituto de Educação Caetano de Campos, menino, ainda, já sentia o tamanho do respeito que esse nome inspirava. Minha professora da quarta série orgulhava-se de dizer que tinha sido aluna de meu avô. Imagine o meu orgulho”, comenta D. Luiz Cesar de Proença, OSB, abade emérito do Mosteiro de São Bento, neto do educador.

Ao mestre, com carinho

O livro ‘Antonio Firmino Proença: professor, formador, autor’ é o registro de fatos históricos, que, com o necessário rigor científico, assinalam a importância de um dos maiores educadores brasileiros e nos estimulam a valorizar a educação. “Não por acaso, que, no tradicional bairro da Mooca, o nome Antonio Firmino de Proença batiza uma antiga escola estadual de São Paulo”, assinala Inaiá. Entre as obras que viraram referência para educadores no Brasil, segundo ela, destaca-se a Cartilha Proença, para a alfabetização, reeditada 84 vezes, pela Editora Melhoramentos.

Formada em Direito, funcionária pública federal há 18 anos, Inaiá conta que o trabalho de pesquisa para levantamento dos dados, histórias e “causos” que sustentam a redação começou em 2008. Nesse esforço, além do apoio da família Proença inteira, ela contou com o trabalho de 12 professores e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, sob a coordenação de Marcia Razzini, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas.

“Antonio Firmino Proença: professor, formador, autor” será lançado dia 14 de agosto, na próxima Bienal do Livro. No dia 21 de agosto, haverá missa no Mosteiro de São Bento, em homenagem ao Professor Proença, celebrada por seu neto, o abade emérito D. Luiz Cesar de Proença, OSB, primo da Inaiá. Depois será oferecido um coquetel de lançamento do livro, para 350 convidados, onde serão servidos produtos da padaria do Mosteiro.

Foto da capa do livro - Clique aqui

Foto de Antonio Firmino de Proença - Clique aqui

Foto do Mosteiro de São Bento - Clique aqui

Foto de Inaiá Nogueira Diniz - Clique aqui


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br