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Artigo | Administração

Novas exigências para viajar demandam providências imediatas

Gervasio Tanabe*

Corpora√ß√Ķes de todos os ramos e portes, especialmente aquelas voltadas ao mercado global, cada vez mais conectadas e acess√≠veis, est√£o atentas. Sabem que o momento vivenciado pelo mercado brasileiro das viagens a neg√≥cios clama por pol√≠ticas adequadas. E capazes de evitar perdas de competitividade, receita e colaboradores.

Associa√ß√£o Internacional de Transporte A√©reo, IATA, acertadamente, difunde a urg√™ncia de uma solu√ß√£o digital, nos moldes do IATA Travel Pass, para informar sobre testes, vacinas e outras medidas exigidas antes do embarque. √Č preciso, sim, compartilhar dados. Mas com seguran√ßa capaz de proteger a privacidade dos viajantes, seja qual for o motivo da viagem.

Com foco na tecnologia enquanto fator de melhoria da experiência em viagem, a pandemia apenas acelerou o que já vinha sendo trabalhado pela Amadeus IT Consulting & Solutions.

Para fazer frente ao medo de viajar, a empresa oferta plataforma global, aberta, colaborativa e dedicada √† padroniza√ß√£o do status de sa√ļde dos viajantes. Contempla origem e destino, respectivas restri√ß√Ķes de sa√ļde, biometria e outras informa√ß√Ķes relevantes. Tudo para facilitar a experi√™ncia do viajante, em conformidade com as leis e exig√™ncias do pa√≠s de destino.

A preocupação com as vacinas é prioritária e justa. Porém, estamos ignorando um ponto fundamental, a testagem para a C-19, Isso se dá, de forma massiva, nos Estados Unidos, que já dão sinais do início da tão esperada retomada e nos enche de esperanças. Porém, sem plataformas digitais para rastreamentos, isso será quase impossível.

A hora do teste é agora

As ag√™ncias de viagens especializadas no atendimento ao mercado corporativo, tamb√©m conhecidas como Travel Management Companies - TMCs, mant√™m opera√ß√Ķes e ofertam servi√ßos sob medida para mitigar preju√≠zos de seus atuais e virtuais clientes. Preju√≠zos que decorrem da ado√ß√£o de medidas impostas pela Covid-19 √† mobilidade f√≠sica.

No Brasil, a contribui√ß√£o da sociedade civil, que est√° organizada em movimentos como Unidos pela Vacina e Supera Turismo Brasil, motiva indagar: Como cada um de n√≥s comprovaremos ter recebido a vacina e testar negativo, sen√£o com recursos digitais adequados e reconhecidos em √Ęmbito mundial?

Cabe ainda questionar o fato de os testes ‚Äď existem v√°rios tipos ‚Äď serem realizados gratuitamente em outros pa√≠ses, financiados pelo poder p√ļblico ou pela iniciativa privada, e, aqui, simplesmente n√£o estarem na pauta de prioridades.

Tamb√©m √© hora de reconhecer o valor dos servi√ßos adicionados √†s transa√ß√Ķes de passagens a√©reas, rodovi√°rias, mar√≠timas, fluviais e de vouchers em geral ‚Äď sejam de hospedagem ou experi√™ncias agregadas pelas TMCs para a seguran√ßa e o bem-estar dos viajantes. Nos dias de hoje, programar uma viagem requer muito mais que simples cliques no teclado, comparando pre√ßos.

*Gervasio Tanabe é Presidente Executivo da Abracorp


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